Projeto cultural do Piquete Cavaleiros da Estrada incentiva o tradicionalismo

-

Já pensou poder, desde cedo, incentivar a ‘gurizada’ a laçar e manter as tradições do nosso estado? É com este intuito que o Piquete (PQT) Cavaleiros da Estrada vai realizar, durante seis meses, o projeto Escola da Tradição na Terra do Chimarrão. O programa pretende ensinar as práticas de tiro de laço para crianças e adolescentes de Venâncio Aires, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento das entidades tradicionalistas.

O projeto foi lançado na noite de sexta-feira, 26, na sede da entidade, no bairro Santa Tecla, onde os participantes já receberam laço e chapéu. Além disso, os membros da iniciativa receberão as aulas gratuitas, bota, bombacha, camisa, lenço e guaiaca (cinto).

Durante as aulas práticas e teóricas, que têm previsão de iniciar em setembro, serão trabalhados o estímulo, autoconfiança, respeito, regras da encilha e vestimenta gaúcha, além do amor pelo tradicionalismo. Os ensinamentos serão ministrados por Valmir Silveira, em conjunto com voluntários da entidade.

O curso vai beneficiar 23 crianças e adolescentes, com recursos de emenda impositiva destinada pelo vereador Benildo Soares (Republicanos), e o Termo de Fomento, feito a partir de parceria voluntária com o Município. Conforme a idealizadora do projeto e sócia da entidade, Maristela Cetolin, o número de inscritos quase duplicou, passando de 12 para 23 crianças inscritas. “Não deu tempo nem de publicar nas redes sociais e, posterior a isso, tivemos muita procura. Estamos montando uma lista para tentar encaixar em uma próxima edição”, afirma.

Os participantes são de sete entidades tradicionalistas da Capital do Chimarrão, sendo integrantes do próprio Cavaleiros da Estrada, dos PQTs Sentinelas do Sul, Regalo Campeiro e Sinuelo do Pago, dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Lenço Branco e Erva-Mate e do Departamento de Tradições Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição.

De acordo com Maristela, durante a execução do projeto, a entidade busca promover o bem-estar social, proporcionando às crianças um ambiente natural e, além disso, dividir o espaço da sede da entidade com toda a comunidade venâncio-airense.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido