A Associação Esportiva e Cultural Fiel Tribo de Venâncio Aires levou um projeto cultural para dentro de quatro escolas municipais da Capital do Chimarrão. Trata-se do ‘Percussão no meio escolar’, com a promoção de aulas de música.
Cerca de 80 alunos, entre 10 e 15 anos, participaram das aulas com o mestre de bateria Eder Queiroz, que ensinou a tocar os instrumentos de percussão. São 16 aulas no total, divididas entre as escolas municipais de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer, José Duarte de Macedo, Cidade Nova e Otto Gustavo Daniel Brands (onde devem seguir atividades até dezembro). Os educandários foram indicados pela Secretaria de Educação de Venâncio Aires.
Segundo presidente da Associação Fiel Tribo, Gabriel Luiz de Oliveira, o objetivo das atividades foi levar conhecimento, despertar o interesse pela música e formar futuros ritmistas. “É, sem dúvida, junto com os projetos Indiozinhos do Futuro e o de Carnaval de Rua, algo que orgulha a Fiel Tribo pelo resultado. Superou em tudo o que projetou. Os alunos se envolveram em 100% nas atividades. Temos certeza que novos ritmistas irão surgir num futuro breve.”
A diretora da Emef José Duarte de Macedo, Erica Franck, elogiou a iniciativa e diz que os alunos gostaram muito da oportunidade. “Foi um projeto muito bom e na escola foi desenvolvido com estudantes do 5º ano. Esperamos por mais momentos assim, que proporcionem arte e música”, comentou Erica.
Para colocar o ‘Percussão no meio escolar’ em prática, a associação contou com recursos de uma emenda impositiva, indicada pelo vereador Benildo Soares (Republicanos). Com isso, recebeu R$ 34 mil da Prefeitura através de Parceria Voluntária, no termo de fomento 2036/2022.