A 4ª edição da Festa das Orquídeas e da 2ª Exposição Nacional de Orquídeas já tem data. Conforme o projeto de lei que institui o Calendário de Eventos Culturais e Esportivos de Mato Leitão os eventos serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. A matéria, encaminhada pela Administração Municipal foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante sessão ordinária realizada na terça-feira, 6.
O objetivo da Prefeitura com o calendário de eventos é disciplinar e organizar as promoções de eventos em âmbito municipal e estimular a integração entre as comunidades. Ainda segundo o documento, uma das primeiras atividades previstas para 2023 é o 27º Encontro de Ternos de Reis, previsto para o dia 6 de janeiro.
No dia 5 de fevereiro será realizada a Festa de Aniversário do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Querência da Mata, com inauguração da sede da entidade no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. Para março, está programada a 33ª Festa Intercomunitária de Arroio Bonito, no dia 12. Já no dia 17, ocorrerá a festa de aniversário de Mato Leitão.
Para os dias 18 e 19 de março está prevista a 1ª Mostra Regional de Orquídeas Cattleya labita e a 48ª Festa Intercomunitária está agendada para o dia 19 desse mês. Um dos eventos de abril é o Baile de Escolha da Garota Imigrante, na Seubv, no dia 15. Já a escolha da corte da Festa das Orquídeas deve ser realizada no dia 1º de julho.
Neste mesmo mês, nos dias 6, 7 e 8 está programada para acontecer a Feira Municipal do Livro, e nos dias 22, 23 e 25 a 27ª Festa do Colono Imigrante. Em outubro, será realizada a segunda edição do Pedal Cidade das Orquídeas – MTB.
No fim do ano que vem, para o dia 9 de novembro está previsto o lançamento da Festa das Orquídeas, na Seubv. Em dezembro, além da Festa das Orquídeas, nos dias 1º, 2 e 3 ocorrerá a Festa Campeira do CTG Querência da Mata e no dia 9 a abertura do Natal das Orquídeas.
Outros projetos
• Na terça, os vereadores ainda aprovaram o projeto de lei que autoriza a contratação emergencial um Técnico em Enfermagem para atuar na Secretaria de Saúde. A medida é necessária tendo em vista a exoneração, no início deste mês, de uma servidora que ocupava a função.
• O valor do salário para a função é R$ 3.178,05 para uma jornada de 40 horas semanais. O contrato tem validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
• Os parlamentares também receberam do Executivo o projeto de lei da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi apresentada em audiência pública na semana passada. O orçamento para o próximo ano é de R$ 36 milhões. A matéria foi baixada para análise.