O salão de eventos de Linha Marechal Floriano sedia, na noite deste sábado, 2, a escolha da rainha dos 150 anos da localidade. Três candidatas disputam o título: Betina Mayara Bencke, Caroline Beatriz Simon e Eduarda Niedermayer. O evento ocorre a partir das 22h e contará com show da Celebration Band.
O ingresso custa R$ 15, mas membros da Comunidade Evangélica Marechal Floriano e da Comunidade Católica São João Batista têm acesso gratuito. O baile de escolha da rainha integra a programação do sesquicentenário da localidade, que será comemorado em 7 de agosto.
Conheça as candidatas
Betina Mayara Bencke
Idade: 14 anos
Filiação: Simone Maria Dattein e Ananias Cleiton Bencke
Onde estuda: Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke ( 9º ano do Ensino Fundamental)
Por que é importante a comemoração dos 150 anos de Linha Marechal Floriano? Porque é importante valorizar o lugar onde moramos, mantendo as tradições e apresentando cada vez a mais pessoas a linda localidade através da nossa receptividade.
Por que você deve ser a rainha dos 150 anos? Porque nasci, cresci e moro em Linha Marechal Floriano, uma localidade que amo muito. Sou descendente de Bencke, o primeiro colonizador da região, e dos Peiter, os primeiros moradores da localidade. Sendo assim, seria uma honra divulgar a festa e mostrar a todos a história da nossa linda localidade.
Caroline Beatriz Simon
Idade: 16 anos
Filiação: Nelson Artur Simon e Olidia Ristowv Simon
Onde estuda: Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (2° ano do Ensino Médio)
Por que é importante a comemoração dos 150 anos de Linha Marechal Floriano? Por ser mais de um século de história, superação… Com a sua longa história de Grünner Jäger (homem verde), que contém uma cultura alemã forte e precisa ser prestigiada e representada.
Por que você deve ser a rainha dos 150 anos? Estou interessada nesta posição, pois apela à minha paixão, como um sonho desde pequena. Levo essa linda cultura sobre os meus braços e carrego em meu peito orgulho de representar por onde irei.
Eduarda Niedermayer
Idade: 17 anos
Filiação: Ademir Niedermayer e Angela Nair Niedermayer
Onde estuda: Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (2º ano do Ensino Médio)
Por que é importante a comemoração dos 150 anos de Linha Marechal Floriano? É importante porque são 150 anos de uma comunidade unida. Essa comemoração é uma forma de homenagear aos nossos antepassados que viveram aqui e que fizeram parte dessa história e também celebrar a cultura presente na localidade.
Por que você deve ser a rainha dos 150 anos? O mais importante para mim é a participação, mas devo ser a rainha dos 150 anos pois tenho um grande vínculo com a localidade, local onde cresci e vivo meu dia a dia. Representei Linha Marechal Floriano no carnaval infantil do interior pelo bloco Os Noventinhas, além disso, participei do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Gruner Jager Volkstanzgruppe, entidade na qual pude ter ainda mais contato com a nossa cultura alemã e conhecer mais sobre a história da comunidade.
As lembranças da rainha dos 120 anos
A escolha da rainha e das princesas de Linha Marechal Floriano ocorre pela terceira vez. Conforme a tradição, três meninas da localidade participam do concurso e formam a corte. No centenário, em 1972, o título de rainha ficou com Liane Pilz (já falecida) e as princesas foram Cleusa Hickmann e Iria Roesch. Já nos 120 anos da localidade, em 1992, Clarice Marli Halmenschlager (na época, Clarice Wenzel, com 19 anos) foi eleita rainha, tendo como princesas Andréia Weber e Simone Dattain.
Clarice, que atualmente reside na praia de Atlântica Sul, em Osório, estará presente no baile desta noite para passar a faixa para a sucessora, assim como as princesas, que moram em Venâncio Aires. A rainha dos 120 anos ainda guarda, com carinho, o vestido utilizado quando foi eleita soberana e também a ficha de inscrição no concurso. “As três candidatas tinham o vestido igual, que foi usado na noite de escolha e depois na festa, quando também realizamos um desfile com carro alegórico no domingo pela manhã”, recorda.
“Estou feliz e muito grata em fazer parte da história dessa comunidade. É uma honra passar a faixa para minha sucessora, 30 anos depois.”
CLARICE HALMENSCHLAGER – rainha dos 120 anos de Marechal Floriano
O concurso para rainha dos 120 anos de Marechal Floriano foi o único que ela participou e, dessa experiência, tem recordações especiais. “Foi uma família de sobrenome Peiter que foi até nossa casa convidar para participar do concurso. Eu nunca havia desfilado, foi algo muito legal. Uma das princesas, a Andréia, estudava na mesma escola que eu, então trocávamos ideias e íamos juntas à costureira”, relembra Clarice, que é casada e mãe de três filhos.
Para ela, será especial retornar à localidade onde cresceu e com a qual os pais Eliseu e Helga Wenzel mantêm os laços comunitários, apesar de residirem na cidade, há alguns anos.