Representantes de Venâncio participam do acendimento da Chama Crioula

-

Foi realizado neste sábado, 19, em Cristal, no sul do estado, o acendimento da Chama Crioula, momento que marca o início dos Festejos Farroupilhas. O ato ocorreu em frente à casa onde viveu Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha. Também participaram diretamente da cerimônia Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e Maria Luiza Benitez, patrona dos Festejos Farroupilhas.

O acendimento da Chama ocorre há mais de 70 anos e a centelha do fogo é levada a cada uma das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, entre elas a 24ª Região Tradicionalista, da qual Venâncio Aires faz parte. Da Capital do Chimarrão, participaram integrantes dos CTGs Erva Mate, Chaleira Preta e Lenço Branco, além do Querência da Mata, de Mato Leitão. Uma comitiva local, representando o Município, também esteve em Cristal: o presidente dos Festejos Farroupilhas de Venâncio, Sandro Kroth, a vice Maristela Cetolin, a patrona Rejane Pastore e Yolanda Agnes como representante da Escola do Chimarrão.

Logo após a distribuição da centelha, as comitivas começaram o caminho de volta para suas respectivas cidades. Segundo o diretor de cavalgadas da 24ª Região Tradicionalista, Davi Musskopff, a chegada na região será na quinta-feira, 24, ao meio-dia, em Venâncio Aires.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido