Neste sábado e domingo, dias 6 e 7, a sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, vai ser palco do 32° Rodeio Artístico Regional. O evento, que não era realizado há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, volta ao calendário das entidades tradicionalistas. O rodeio é realizado pela entidade, 24ª Região Tradicionalista (RT) e tem apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O Chaleira Preta foi escolhido para promover o evento em 2019, após as entidades interessadas em sediar o rodeio apresentarem uma carta de intenções para a RT. Foi quando, após votação, a entidade venâncio-airense foi habilitada em receber o as atividades.
De acordo com a diretora artística da 24ª RT, Ângela Hammes Rossetti, somente em competidores, o concurso deve reunir mais de 500 pessoas, sendo representantes de entidades de 25 municípios do estado e 10 Regiões Tradicionalistas. Conforme ela, o ponto alto será no domingo, 7, quando as invernadas se apresentam com danças tradicionais. As categorias a serem disputadas são pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e veterano.
Exclusivamente para as modalidades de conjunto instrumental, violino ou rabeca, bandoneon, gaita de boca e causos, as categorias são únicas. Para Ângela, este fim de semana será um momento de confraternização e reencontros. “Ficamos dois anos sem poder realizar o evento em função da pandemia e voltar a realizá-lo será um momento de muita alegria”, comenta.
R$ 10,00
é o valor do ingresso, que será válido para os dois dias do evento.
Programação:
Sábado, dia 6
• Início às 14h
• Palco 1 (Sede Social do CTG): Violão, gaita de boca, gaitas piano, botão menos de 8 baixos e mais de 8 baixos, conjunto instrumental, violino ou rabeca, bandoneon, intérprete solista vocal
• Palco 2 (Xiruzinho): Declamação, causos, trovas mi maior de gavetão, Gildo de Freitas, martelo e galponeira
• Palco 3 (Marcelo Loeblein): Chula
Domingo, dia 7
• Início às 8h
• Palco 1 (Sede Social do CTG): Danças tradicionais
• Palco 2 (Xiruzinho): Danças gaúchas de salão