Venâncio-airense comemora a homenagem (Foto:  Greice Nichele/Divulgação)
Venâncio-airense comemora a homenagem (Foto: Greice Nichele/Divulgação)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - O artista venâncio-airense Sérgio Rosa recebeu, na tarde desta quarta-feira, 19, o troféu Carlos Santos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por indicação da deputada Laura Sito (PT). Ator e diretor, Rosa é conhecido por destacar as temáticas afro, como o pertencimento, o racismo e a intolerância religiosa.

O troféu é uma homenagem para pessoas e entidades que atuam em prol da comunidade negra no estado e foi instituído para honrar a trajetória do deputado Carlos Santos, primeiro negro a ser presidente do Legislativo e a comandar o Governo do Estado. “É muito gratificante estar na principal Casa do Povo e recebendo um troféu por uma trajetória de luta, reconhecendo todo esse processo de construção, de evolução e semeadura nesse enfrentamento ao racismo”, comemora.

Para o artista, foi um momento de muita honra e, também, de responsabilidade. “Acredito que fui o primeiro dos vales do Taquari e Rio Pardo a receber essa homenagem. Tendo essa luta reconhecida, me torna algo que eu sempre gosto de dizer, que eu sou semente. Mesmo sendo continuidade de quem veio antes, sou semente. Seguirei sendo esse cara que busca ser lança, lança que transforma, que fragmenta e que machuca as estruturas racistas”, completa.

Atualmente, o artista circula com a turnê ‘Negrejar’, ao lado de Jaque Santos. Eles apresentam os espetáculos Okan Ijó, Rainha Abayomi, Iya Dudu, formação para profissionais de educação ‘Novembro o Ano Interior’ e sessões comentadas do filme ‘Okan Ijó’, sobre intolerância religiosa e a temática afro. Além disso, Rosa também finaliza as gravações do filme ‘Milena: Resgatando Nossas Origens Alemãs’, produzido no interior de Santa Cruz do Sul.

Homenageados estiveram presentes na Assembleia Legislativo (Foto: Greice Nichele/Divulgação)
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.