
Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - O artista venâncio-airense Sérgio Rosa receberá, na próxima quarta-feira, 19, o troféu Carlos Santos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por indicação da deputada Laura Sito (PT). Ator e diretor, Rosa é conhecido por destacar as temáticas afro, como o pertencimento, o racismo e a intolerância religiosa.
O troféu é uma homenagem para pessoas e entidades que atuam em prol da comunidade negra no estado e foi instituído para honrar a trajetória do deputado Carlos Santos, primeiro negro a ser presidente do Legislativo e a comandar o Governo do Estado. “Para mim é muito gratificante e, ao mesmo tempo, aumenta a minha responsabilidade sobre as lutas que faço enquanto artista e ativista negro. Essa honraria, creio que é a maior destinada a uma pessoa ou instituição negra do estado”, afirma Rosa.
Atualmente, o artista circula com a turnê ‘Negrejar’, ao lado de Jaque Santos. Eles apresentam os espetáculos Okan Ijó, Rainha Abayomi, Iya Dudu, formação para profissionais de educação ‘Novembro o Ano Interior’ e sessões comentadas do filme ‘Okan Ijó’, sobre intolerância religiosa e a temática afro. Além disso, Rosa também finaliza as gravações do filme ‘Milena: Resgatando Nossas Origens Alemãs’, produzido no interior de Santa Cruz do Sul.
Trajetória de Sérgio Rosa
Esta não é a primeira vez que o artista é homenageado. Sergio Rosa recebeu o troféu Zumbi dos Palmares, da Câmara de Vereadores de Venâncio em 2006. Em 2015, recebeu o título de embaixador venâncio-airense, também indicação da Casa do Povo da Capital do Chimarrão. “É sobre trajetória, reconhecer a luta de alguém que vem fazendo esse papel. Quem conhece meu trabalho, quem conhece a minha ação e a minha atitude em relação às pautas pretas, sabe que é o meu propósito de vida. Eu transformei isso na minha missão.”