
Venâncio Aires - Que o Serviço Social do Comércio (Sesc) Venâncio Aires dedica atenção especial à literatura em suas ações culturais, muitos já sabem – inclusive por sua parceria na promoção da Feira do Livro local. O que talvez nem todos conheçam é que a unidade mantém uma biblioteca aberta ao público em sua sede, na rua Jacob Becker, número 1.676.
De acordo com o auxiliar de programas sociais da unidade, Vitor Augusto Vogt, o acervo reúne cerca de 1,1 mil exemplares, entre livros, revistas e quadrinhos e se destaca pela diversidade, reunindo títulos de autores brasileiros e estrangeiros, traduzidos para o português, e abrangendo gêneros como romance, poesia, contos e crônicas. Além disso, o espaço dispõe de área para leitura no local e de computadores com acesso à internet para pesquisas.
Fundado em 2021, o espaço oferece acesso gratuito a toda a população para empréstimo de livros e está localizado em área central dentro da unidade. “O fato de o espaço estar no trajeto entre a academia e o atendimento faz com que as pessoas passem por ele naturalmente e se sintam pertencentes a esse ambiente”, explica.
CADASTRO GRATUITO
Para utilizar o serviço, basta realizar o cadastro presencial, apresentando documento de identidade e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e aberto a toda a comunidade — não apenas a trabalhadores do comércio. Cada pessoa pode retirar até dez livros por vez, com prazo de devolução de 30 dias, que pode ser renovado.
Segundo Vogt, a biblioteca também está em constante renovação. As sugestões dos leitores são encaminhadas à Gerência de Cultura do Sesc Rio Grande do Sul, responsável pela seleção e envio de novos títulos. “Isso garante um acervo sempre variado, que vai além dos grandes clássicos e contempla diferentes públicos”, afirma.
‘BIBLIOTECA VIVA’
A agente de programas sociais da unidade, Andréia Pinheiro, acrescenta que o local adota o conceito de ‘biblioteca viva’, promovendo atividades culturais durante o ano todo. “Então, para além dos livros nas estantes, temos exposições literárias, saraus, contações de histórias e ações educativas que aproximam a comunidade da leitura. A literatura é um braço importante do nosso trabalho”, ressalta.
Atualmente, segundo Vogt e Andréia, a biblioteca registra média de 320 empréstimos por mês e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min, e aos sábados, das 8h às 11h30min.

Os 10 livros mais retirados em 2025 (até outubro)
1 – Diário de um Banana – A Batalha Neval (Jeff Kinney)
2 – Dom Casmurro (Machado de Assis)
3 – O Tribunal das Almas (Donato Carrisi)
4 – Salvar o Fogo (Itamar Vieira Junior)
5 – A Vida Sabe o que Faz (Lucius – Espírito)
6 – Como Falar Corretamente e sem Inibições (Reinaldo Polito)
7 – Pra Vida Toda Valer a Pena Viver (Ana Claudia Quintana Arantes)
8 – Entre o Amor e a Guerra (Lucius – Espírito)
9 – A Droga da Amizade (Pedro Bandeira)
10 – Em Busca de Sentido (Viktor Frankl)