Representantes do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate realizam a 38ª cavalgada, em busca de uma centelha da Chama Crioula, acesa em Tenente Portela, na 20ª Região Tradicionalista (20ª RT). O grupo viaja nesta quinta-feira, 15, e chega a Venâncio Aires no dia 30, a cavalo, percorrendo cerca de 400 quilômetros. A comitiva está coordenada por Décio Ellert, que já participa há cinco anos de cavalgadas, acompanhado por Charles Ribeiro e Rodrigo Schuh.
Composto por 14 integrantes, mais o pessoal de apoio, além do compromisso de retornar à Capital do Chimarrão com uma centelha, o grupo presta homenagem a José Pedro Schuh, o Zé Schuh (in memoriam). O reconhecimento se inicia, nesta edição, àqueles que construíram a história das cavalgadas da entidade, e seguirá nos próximo anos, destaca o coordenador.
LEIA MAIS: CTG Querência da Mata buscará centelha da Chama Crioula em Tenente Portela
Ellert e o grupo nem tinham saído e já projetavam a cavalgada para 2020. “Este será o grupo que se mantém para o próximo ano, quando o acendimento será em Canguçu”, destacou Ribeiro. Coordenador de cavalgadas da Região Davi Musskopff e integrante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav) participa da solenidade como representante oficial. Ele recebe a centelha e repassa aos representantes das cavalgadas do CTG Erva-Mate, da Integração e 24ª RT.
“Estou muito feliz porque o grupo está unido e segue junto.”
DÉCIO ELLERT – Grupo de coordenação da cavalgadas – CTG Erva-Mate
A partir do acendimento abrem-se, oficialmente, os festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul com o tema ‘Obras e vida de Paixão Côrtes’. Temática que será comemorada também na Capital do Chimarrão a partir da fusão das centelhas no dia 13 de setembro, com extensa programação cultural, artística e campeira, até o dia 20, realizadas no Parque Municipal do Chimarrão. Exceção para o desfile temático que ocorrerá na rua Osvaldo Aranha. Todas as atividades têm a realização da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), com apoio e aporte financeiro de R$ 30 mil, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
Ainda nesta sexta-feira, outro grupo segue ao noroeste do estado com a Cavalgada da Integração e retorna no dia 27, a cavalo. Oli Franco, do CTG Chaleira Preta; Luiz Carlos Kunzler e Ronaldo dos Santos Nunes, do CTG Lenço Branco. No grupo, repetem o ‘feito’ a família Santos, composta de três gerações: Orlando, Silvio e Ana Júlia dos Santos. Integram a comitiva, o patrão do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão e representantes da entidade.
ESCOLA DO CHIMARRÃO
De acordo com o diretor do Instituto Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, a presença da Escola está confirmada no evento, em Tenente Portela. Nos dias 16 e 17, a Escola estará no Parque da cidade, onde ocorre a distribuição das centelhas. No domingo dia 18, “faremos mateada na praça central, em comemoração ao aniversário do município”, confirma Pedrão.
PATRONOS
- Homenageado dos festejos farroupilhas em âmbito estadual: César Oliveira, da dupla César Oliveira e Rogério Melo
- Em Venâncio Aires: escolhido pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), tradicionalista Luís Carlos Silva, o Tita, sócio-fundador do CTG Chaleira Preta, Peão de Estância, Capataz de Estância, laçador, domador de cavalos. Atualmente integra o CTG Querência da Mata, de Mato Leitão