Seguindo decretos estadual e municipal, além de orientações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por conta do coronavírus, entidades tradicionalistas suspendem ou cancelam atividades que estavam previstas, no estado, região e Venâncio Aires.
MEDIDAS
- A Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que seria realizada neste fim de semana, em Pelotas, foi cancelada.
- O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate suspendeu atividades, como ensaios e jantares, no período de 17 de março a 6 de abril, incluindo o 53º Rodeio Crioulo, que seria realizado neste fim de semana.
- A Festa Campeira, em benefício ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), dos dias 9 e 10 de maio; e o Rodeio Artístico do dia 10 de maio, que seria realizado junto à Expofeira, estão suspensos.
- O CTG Chaleira Preta, igualmente, emitiu nota adiando os eventos: jantar do ‘Bagual Chefe’, que seria realizado dia 20 de março; o 2º Rodeio Artístico, dia 5 de abril; e a palestra do departamento cultural, em 14 de abril.
- Sarau da Poesia, que seria realizado nos dias 9 e 10 de maio, também está suspenso.
- Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, suspendeu por 15 dias, as atividades do Grupo, a partir do dia 16 de março.
- A Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) suspende, temporariamente, a programação da entidade incluindo-se o ‘curso de dança de fandango’, que teria início dia 29 de março.
- Medidas são também adotadas por entidades da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), em Lajeado, Encantado, e municípios de abrangência regional.