Sérgio Rosa e Jaque Santos se apresentaram em 11 municípios
(Foto: Arquivo pessoal)
Sérgio Rosa e Jaque Santos se apresentaram em 11 municípios (Foto: Arquivo pessoal)

Rio Grande do Sul e Venâncio Aires - A terceira edição da turnê ‘Negrejar’, desenvolvida pelos artistas venâncio-airenses Sérgio Rosa e Jaque Santos, realizou 28 apresentações no mês de novembro, totalizando 3.760 pessoas presentes nos espetáculos.

A turnê contou com as peças teatrais ‘Okan Ijó’, ‘Rainha Abayomi’, ‘Iya Dudu’, a formação de profissionais de educação ‘Novembro o Ano Inteiro’ e a maratona do filme ‘Okan Ijó’. Nesta edição, os artistas visitaram os municípios de Três Arroios, Santa Cruz do Sul, Encantado, Cristal, Feliz, Picada Café, Pejuçara, Osório, Silveira Martins, Capitão e Mostardas. “Realizar a turnê é possibilitar que municípios de diferentes regiões possam ter a arte e narrativa negra a partir do nosso lugar de fala. Com nossas verdades e perspectivas”, destaca Rosa.

A turnê é realizada a partir de contratos com prefeituras e instituições de ensino e ocorre sempre em novembro. No entanto, os espetáculos seguem rodando o ano inteiro.

Maratona ‘Okan Ijó’

  • Entre os dias 26 de novembro e 2 de novembro, foi realizada mais uma edição da maratona ‘Okan Ijó’, uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Núcleo de Ações e Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais (Nerer) e a produtora venâncio-airense Negrejar.
  • Seis instituições de ensino receberam a exibição do curta-metragem que aborda a intolerância religiosa em uma relação de pai e filha e, também, contaram com bate-papo entre o diretor Sérgio Rosa e o público.
  • As atividades tiveram duração de uma hora a uma hora e meia. Cerca de 250 estudantes e professores participaram dessa edição.
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.