Venâncio-airense lança livro após ter o mesmo câncer que filho caçula

-

A palestrante, professora e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Cristiane Hinterholz, de 46 anos, agora também é escritora. Mas a motivação da venâncio-airense em se desafiar na literatura passou por um processo difícil envolvendo uma doença que acometeu o filho e ela própria. Tudo começou em 2019, quando Ruan, então com 16 anos, foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin (tipo de câncer no sistema linfático) estágio 4.

“Foram dois anos de luta intensa para conseguir salvar a vida dele, passando por muitas horas de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, até consolidar a remissão total no transplante de medula óssea”, relata Cristiane. No entanto, menos de um ano depois do transplante do filho, em 2021, ela também foi diagnosticada com o mesmo câncer, em estágio 3. “Esse câncer não tem fator genético. O estresse da vida, junto a esse desafio, me adoeceram. Além da doença, também precisei encarar uma separação. Foram anos de muita luta e agora, em 2023, também estou passando por radioterapia. Hoje, meu filho está em remissão, vivendo a vida com alegria. Por essa razão, a minha vida já valeu a pena, vendo ele saudável, disposto e feliz com as suas conquistas.”

Cristiane mora em Imbé há um ano e, segundo ela, escolher o Litoral faz parte do processo de cura. “Com mudanças de estilo de vida, entendi que tinha chegado a hora de elaborar, através de escrita, que é possível encarar os desafios, por mais complexos que sejam, e podemos aprender de forma positiva. O processo da escrita foi um recurso que encontrei para ressignificar a vida”, afirma a venâncio-airense.

Assim, surgiu a ideia de um livro. ‘Simbiose: há muito por poetizar’ foi lançado na última Feira do Livro de Porto Alegre. “Na linha editorial, passo pela tristeza profunda, encontro na natureza e na simplicidade do dia a dia o resgaste para voltar no processo de cura do Ruan e entender os elementos que nos tornaram pessoas melhores, mais humanas e sensíveis. O título se dá pela nossa conexão entre mãe e filho, que decidem juntos se curarem”, explica a autora. Além das poesias, o livro traz imagens associadas ao tema e QR Codes com as declamações das poesias. A obra ‘Simbiose’ custa R$ 49,90 e está disponível no site da Amazon. Para adquiri-la, também é possível contatar pelo telefone (51) 99341-6160.

Saiba mais

Cristiane Hinterholz é especialista no comportamento Resiliente pela Sociedade Brasileira de Resiliência. Tem mais de 20 anos de experiência da área da educação e foi secretária de Educação de Morro Reuter, em 2009.

Atualmente, ela contribui com empresas no Vale dos Sinos e grande Porto Alegre, além de secretarias de Educação, no desenvolvimento da Gestão Educacional. Para 2024, ela deve lançar um segundo livro, esse específico na área em que trabalha e será sobre Resiliência na Educação.

Cristiane é filha do ex-vereador e ex-secretário municipal de Venâncio, João Jorge Hinterholz (1954-2009), que também foi vice-prefeito no governo Celso Artus e dá nome ao Plenarinho da Câmara de Vereadores.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido