Venâncio tem vagas para curso de Introdução à Metodologia de Dança Afro-Gaúcha

-

Venâncio-airenses terão a possibilidade de participar de um curso virtual com Iara Deodoro, considerada uma referência no Sul do Brasil quando se fala em dança afro-gaúcha. As inscrições para o curso de Introdução à Metodologia da Dança Afro-Gaúcha estão abertas até o dia 11 de março. Por meio de uma parceria com o Coletivo Agbára RS foram disponibilizadas oito vagas para o município.

Fundadora do Grupo Afro-Sul de Música e Dança, criado em 1974, Iara Deodoro está à frente do Afro-Sul Odomode, um renomado espaço que acolhe e difunde a arte dos tambores, o maracatu, as manifestações populares e boa parte da cultura porto-alegrense, que converge para lá em rodas de samba, shows musicais, apresentações e oficinas de música e dança.

O conteúdo do curso integra conhecimentos sobre fatos e personalidades históricas da cultura afro-brasileira e vai além da metodologia de dança desenvolvida pela mestre Iara Deodoro há cerca de 50 anos. As aulas teóricas e práticas serão ministradas de forma remota, por meio das plataformas digitais, e o objetivo é instrumentalizar praticantes, bailarinos e professores negros e não negros sobre saberes e traços culturais do povo afro-gaúcho, fortalecendo a identidade negra através da ampliação do conhecimento e da técnica, valorizando, assim, a pluralidade histórica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Este projeto está sendo realizado com o financiamento da Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal.

Sobre o curso/inscrições

Serão realizadas cinco edições transmitidas a diferentes cidades do RS e dois dias de aulas simultâneas em 10 cidades, entre elas, Venâncio Aires. As aulas utilizarão a plataforma Zoom e as inscrições estão abertas até dia 11 de março.

Responsável pelas diretrizes do projeto, Iara Deodoro fará o momento griot, auxiliando na reprodução da linha do tempo que deu origem a metodologia. Camila Camargo será responsável pelo conteúdo teórico do curso, apresentando fatos históricos e conceitos que geram reflexões sobre a intelectualidade do povo negro gaúcho. Natália Dornelles traçará um panorama sobre as danças negras no Brasil, trazendo personalidades que marcaram a história da dança afro-brasileira e que formaram uma identidade sobre os estudos das corporalidades negras.

Taila Santos e Edjana Deodoro são responsáveis pela parte prática das oficinas, demonstrando e auxiliando os alunos na execução dos passos e aplicação da parte teórica do curso, respeitando as valências físicas dos praticantes de forma a proporcionar um exercício eficiente, agradável e muito divertido. Leciane Ferreira discorrerá sobre temas referentes a tradição, cultura, popular, ancestralidade e diversificação de saberes. Paulo Romeu acompanhará as aulas de dança práticas, dando ritmo para a execução dos movimentos que serão ministrados pelas professoras.

Todo o material didático utilizado no curso será disponibilizado aos alunos, através da ferramenta Google Drive e/ou e-mail, conforme necessidades e conveniência. Para obter o certificado, o aluno deverá ter no mínimo 75% de participação nas aulas. A divulgação do curso será feita através das redes sociais do Grupo Afro-sul Odomodê (Instagram, Facebook e WhatAapp).

Serviço

Inscrições até 11 de março, nos formulários abaixo, conforme sua região:

10 cidades – http://tiny.cc/cidades
Pelotas – http://tiny.cc/pelotas
Santa Maria – http://tiny.cc/stamaria
Nova Prata – http://tiny.cc/prata
Porto Alegre – http://tiny.cc/midpoa

Edições do curso:
13 e 14 de março em 10 cidades simultaneamente: Viamão, São Leopoldo, Caxias do Sul, Osório, Cachoeira do Sul, Erechim, Bagé, Venâncio Aires, Santana do Livramento e Uruguaiana
20 e 21 de março em Pelotas
27 e 28 de março em Santa Maria
10 e 11 de abril em Nova Prata
17 e 18 de abril em Porto Alegre

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido