O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), oferecidos nas formas presencial e a distância, é referência, segundo o Ministério da Educação (MEC), com base na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), na qual o curso obteve nota 5 em uma escala de 1 a 5. Com o resultado, o curso da Univates também se consolida como o melhor do Sul do Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa da Univates, um dos diferenciais do currículo da instituição é a reflexão sobre a ampliação do campo de atuação do pedagogo na sociedade e a sua atividade no processo de ensino e de aprendizagem.

Foto: Elise Bozzetto / AI UnivatesCurso é oferecido na modalidade presencial e a distância
Curso é oferecido na modalidade presencial e a distância

A coordenadora do curso, Danise Vivian, explica que os estudantes realizam práticas em quase todos os semestres, desde o início do curso, dentro do que é permitido pela legislação normativa. “Essas práticas têm como objetivo a inserção do estudante em espaços escolares e não escolares, vivenciando diferentes e potentes experiências educativas. Tal possibilidade do curso de Pedagogia caracteriza-se como um elemento inovador que sustenta a articulação entre teoria e prática, fundamental à formação docente”, comenta.

Além disso, Danise observa que isso aproxima o acadêmico do cotidiano de espaços escolares e não escolares, possibilitando “participação, criação e desenvolvimento de práticas metodológicas inovadoras e interdisciplinares no processo de ensino e de aprendizagem”.

Formação

Foto: Arquivo pessoal / DivulgaçãoJéssica Zarth, de Mato Leitão, se forma em Pedagogia em 9 de março
Jéssica Zarth, de Mato Leitão, se forma em Pedagogia em 9 de março

Moradora de Mato Leitão, Jéssica Fernanda Zarth, 23 anos, se forma em Pedagogia em 9 de março. Aluna da Univates desde 2012, ela atribui a qualidade do curso à ampla estrutura, ao currículo e à qualidade dos professores. “O curso busca estar sempre se atualizando em relação às exigências sociais e oportuniza a nós, acadêmicos, trabalharmos constantemente no fortalecimento das bases teóricas e pesquisas, a fim de nos preparar para atuar em espaços escolares e não escolares nos quais tenham conhecimentos pedagógicos”, comenta.

Ela também ressalta a importância de atividades como seminários, práticas investigativas e pedagógicas e estágios nas mais variadas áreas da educação. “Vejo isso como grande diferencial, pois durante a vida acadêmica são muitas as vivências e as habilidades desenvolvidas da nossa ‘futura’ profissão”, diz a formanda, que já atua no Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. 

Para Jéssica, é de extrema importância, por meio de uma formação de qualidade, permitir aos profissionais da Pedagogia um olhar mais criterioso frente à educação. Na opinião da formanda, isso possibilita que se dê significado e importância ao pensamento, às experiências e ao conhecimento do cotidiano e ao mundo, além de relacionar teoria e prática, ser crítico e argumentar com fundamentação.

“O curso de Pedagogia me oportunizou repensar um novo olhar para os professores e para com os alunos, uma vez que se torna necessário que se construam novas metodologias para educar uma geração digital e globalizada”, destaca.

Formação plural para novas possibilidades de atuação

Coordenadora do curso de Pedagogia da Univates, Danise Vivian explica que o currículo do curso constitui-se como uma organização plural composta por seminários, estudos para a formação docente, práticas investigativas, práticas metodológicas, estágios supervisionados e componentes curriculares diversos.

Segundo ela, essas atividades vão constituindo a formação do pedagogo, não somente como o executor de uma prática, mas como sujeito que pensa, age, cria, experimenta. “Dessa forma, seu currículo de formação é compreendido como um conjunto de situações de aprendizagens, vivências, experiências e experimentações, e de reflexões, problematizações e criações de novas possibilidades pedagógicas”, analisa a coordenadora.

A formanda em Pedagogia Jéssica Fernanda Zarth concorda e ressalta a importância de os profissionais colocarem em prática propostas pedagógicas que considerem o que os alunos sabem e contribuam para a formação de cidadãos com autonomia e olhar crítico, reflexivo e construtivo.

Para ela, quando o professor trabalha com a realidade do grupo e do meio em que os alunos vivem e cria novas possibilidades e problemáticas, em um trabalho interdisciplinar, o conhecimento se torna uma construção coletiva “E a aprendizagem transfigura-se em afetos, emoções e a possível relação entre as pessoas”, acrescenta.

Não se pode pensar a educação sem competência e profissionalismo, mas, principalmente, não será possível educar sem amar, sem o professor gostar do que faz, sem gostar de gente, enquanto indivíduo em pleno desenvolvimento.”JÉSSICA FERNANDA ZARTHFormanda em Pedagogia pela Univates

Estágios

Entre as opções de estágios do curso de Pedagogia da Univates estão espaços escolares e não escolares, como Museu de Arte do Rio de Janeiro(MAR), Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures/Univates). Além disso, os acadêmicos podem realizar estágios na Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Emafa), em Ilópolis, e na Escuela Pedagógica Experimental (EPE), em Bogotá, na Colômbia.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Univates