Curso Técnico em Agropecuária da Unisc Venâncio inicia segunda

-

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, em parceria com o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), inicia na próxima segunda-feira, 8, a sua primeira turma do curso Técnico em Agropecuária. Aprovado em março deste ano, o curso sempre foi um dos grandes sonhos da universidade.

Segundo a coordenadora administrativa do campus Venâncio Aires, Andréia Haas, é uma felicidade ver o nascimento de um novo curso, que não é disponibilizado na Unisc sede, em Santa Cruz do Sul. “Teremos alunos de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado, Sério, Sinimbu e Venâncio Aires. É um curso que almejamos por anos aqui. Segunda é o pontapé inicial nesse curso tão importante”, destaca.

Apesar do início das aulas, as matrículas seguem sendo aceitas até o dia 10. O curso tem duração de dois anos e meio, com carga de 1,6 mil horas. São 1,2 mil horas teórico-práticas e 400 horas de estágio, com aulas à noite, de segunda a sexta-feira e, eventualmente, aos sábados.

Expectativa

A estudante Stéfani Inês Rosa, de 19 anos, conheceu o curso através de redes sociais e, quando ficou sabendo, não tinha certeza se cursaria, mas já ficou animada. “Ao saber que ele realmente ocorreria aqui, já fiquei muito feliz”, conta.

Segundo ela, que é moradora de Linha Taquari Mirim, no interior de Venâncio Aires, é um sonho realizado. “Quero saber mais sobre esta área, aprender, acredito que tenho uma grande visão de como é atuar na área. Sou apaixonada”, comemora. Ela ainda diz acreditar que o curso “será incrivelmente bom, pois traz várias oportunidades para pessoas do município, nos abre portas e abrange ainda mais nossa agricultura.”

Já Bruno Josué da Silva, 21 anos, morador de Passo do Sobrado, atualmente é auxiliar de engenheiro agrônomo e conheceu o Técnico em Agropecuária através da namorada, que cursa Direito em Venâncio. “Sempre foi uma vontade fazer um curso técnico para dar continuidade na lavoura com um olhar mais técnico. Quando comecei a trabalhar fui gostando e aprendendo, agora pretendo seguir na carreira de técnico e de, no futuro, voltar a trabalhar com lavoura própria”, enfatiza.

Saiba mais

• Na segunda-feira, 8, para dar início às atividades do curso, será realizada uma aula inaugural na sala 112 da Unisc Venâncio – aberta à comunidade. O evento começa às 19h, e terá palestra do engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Diego Barden dos Santos, com o tema ‘Atuação do técnico em agropecuária no mercado de trabalho’.

Bolsas de estudos 100% gratuitas

Por Cristiano Wildner

O campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com processo seletivo aberto para beneficiar três estudantes com bolsas de estudos 100% no curso Técnico em Agropecuária. Para se candidatar, o estudante precisa preencher formulário disponível na secretaria da campus ou no site da instituição. As inscrições encerram na segunda-feira, dia 8. A coordenadora do campus local da Unisc, Andréia Haas, destacou que o critério básico para a concessão das bolsas leva em consideração a renda familiar do candidato. O valor bruto mensal per capita não pode ser superior a um salário-mínimo e meio.

O documento precisa ser entregue na secretaria da universidade no campus Venâncio Aires, das 13h30min às 17h e das 18h30min às 21h30min. Já na segunda-feira, o horário será somente no turno da tarde mediante agendamento. Informações adicionais podem ser obtidas a partir do telefone (51) 3741-7842, e-mail [email protected] ou WhatsApp (51) 99949-9311.

Documentos necessários

• Uma foto 3×4 do candidato.

• Cópia da carteira de identidade e do CPF de todos os integrantes do grupo familiar.

• Cópia do comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone fixo) atualizado.

• Cópia completa da declaração e do recibo de Imposto de Renda Pessoa Física de todos os integrantes do grupo familiar, inclusive quem não declara, mas que tenha acima de 18 anos.

• Cópia do comprovante de separação ou divórcio dos pais ou do candidato (a), ou certidão de óbito, no caso de um dos pais ou cônjuge não constar no grupo familiar.

• Cópia da Carteira de Trabalho Digital contendo os dados pessoais e os dois últimos contratos de trabalho de todos os integrantes do grupo familiar a partir de 16 anos.

• Cópia da CNIS (Consulta Nacional de Informações Sociais), de todos os componentes do grupo familiar a partir dos 16 anos.

• Cópia do contracheque atualizado de todos os integrantes do grupo familiar em situação de trabalho formal.

• Apresentar comprovante de recebimento ou pagamento de pensão alimentícia.

• Cópia dos comprovantes de rendimentos atualizados, oriundos de atividade formal ou informal.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido