Não é somente o mês de setembro, mas principalmente nesta época, as cores vermelho, verde e amarelo tornam-se ainda mais vibrantes, juntamente com os festejos da Semana

Foto: Arquivo Pessoal Júlia de 15 anos, começou no movimento tradicionalista em 2008
Júlia de 15 anos, começou no movimento tradicionalista em 2008

Farroupilha que aumentam e, tornam os gaúchos ainda mais gaúchos. Afinal: ‘é só olhar pra ver que eu sou do sul, sou do sul’.

é isso que acredita a jovem, Júlia Seidel, 15 anos. Para ela, não basta ser gaúcho somente neste mês, mas em todos os outros, também. “Penso que desde quando a criança aprende a caminhar ela deveria aprender e cultivar as tradições do nosso estado. Nunca é tarde para começar a dançar.”

Incentivada, principalmente, pelo avô Clécio dos Santos, laçador e patrão do PQT Cavaleiros da Estrada. A estudante começou na Invernada Mirim do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazitos da Tradição, no qual permaneceu até 2010.

Há três anos, Júlia participa dos Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate. “O tradicionalismo faz parte da minha vida, não sei o que seria de mim sem a dança, sem tradicionalismo”, afirma.

Além de dançar, a jovem também participa juntamente com os integrantes da Invernada Juvenil, Maiara da Rosa, Lucas Keller e Leonardo Keller da instrução da Invernada Pré-Mirim do CTG. Em paralelo à isso, sustenta a faixa de 1ª Prenda Juvenil do CTG Erva Mate. Segundo ela, é de extrema importância representar o CTG por onde passam: “Sendo assim com muito orgulho e responsabilidade.”

A intenção é continuar dançando e se envolvendo com o tradicionalismo. “Pretendo ensaiar, a cada dia mais, com meu grupo para que nossos objetivos sempre sejam alcançados”, afirma. Além de dançar, a jovem também tem dons com a música. 

Questionada sobre a diferença em sua vida antes de entrar no tradicionalismo e depois, conclui: “O CTG é amor, e muitas vezes temos que abrir mão de outas coisas.”

NA ESCOLAEstudante do Cônego Albino Juchem, Júlia conta que juntamente com dançarinos das Invernadas de Venâncio Aires, está sendo realizado um projeto, proposto pela direção da escola, para ensaiar as turmas dos anos iniciais para realizar uma apresentação neste sábado na escola, durante a PROGRAMAÇÃO Farroupilha.