O Dia do Gaúcho que se comemora neste domingo, 20, com tema o ‘Campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural’ que envolveu as atividades da Semana Farroupilha, neste ano, encerra os festejos em Venâncio Aires, com desfile ou sem desfile. A decisão quanto à realização do Desfile Temático, na rua Osvaldo Aranha, terá tomada pela comissão organizadora, neste domingo, às 6h, por conta da instabilidade do tempo.
Em caso afirmativo, o evento será realizado, a partir das 9h, com saída em frente ao banco Santander, a exemplo de anos anteriores, informa a vice-presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Luce Carmen Mayer. Por sua vez, a Festa Campeira que seria realizada neste sábado e domingo, foi transferida para os dias 10 e 11 de outubro.
Independente dos gaúchos irem à rua, para demonstrar o orgulho gaúcho, momentos de destaque para os sul-rio-grandenses foram vivenciados ao longo do mês de setembro, ano que se comemora os 180 anos da Revolução Farroupilha. Na Capital do Chimarrão, a temática foi apresentada, durante todo mês, por meio de palestras e oficinas para alunos do município, no Parque Municipal do Chimarrão. Das atividades que envolveram a cultura gaúcha, em Venâncio Aires, participaram cerca de mil crianças e jovens de escolas da cidade e distritos, conforme Luce Carmen. à frente dos trabalhos, voluntariamente estiveram prendas e peões da ATVA, de entidades e da 24ª Região Tradicionalista.
Como patronos dos festejos foram homenageados, a venâncio-airense Liliane Pappen e o Cidadão Venâncio-airense, José Darci da Silveira, que acompanham as programações, até a extinção da Chama Crioula, neste domingo, à 18h, no Parque do Chimarrão.Cavalgadas, fusão das centelhas e comemorações em seus galpões, bem como apresentações artísticas, por meio de suas invernadas, os tradicionalistas vivenciaram durante este mês farroupilha.
é com muito orgulho que realizamos este trabalho, no município, sempre com apoio das entidades e Administração Municipal, porque ninguém faz nada sozinho. A cada evento que se realiza é uma sementinha que se planta e com certeza os nossos jovens vão espalhá-la para que cada vezmais a nossa cultura seja reconhecida em nosso município”
Luce Carmen Mayer Vice-presidente da ATVA
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 19- A partir das 17h: Café de Chaleira no Galpão Morada Velha, organização CPF Terra de Um Povo
Domingo, 209h: Desfile temático (será confirmado, no domingo às 6h) Na temática: (Galpão, relação entre o homem e o cavalo, a música campeira, o laço, afazeres domésticos , mãos gaúchas no couro, tosquia, o alambrador, ordenha e a tosquia)11h: Missa Crioula, Parque do Chimarrão12h: Almoço promovido pelas entidade Chaleira Preta, Erva-Mate, GDT Terra do Chimarrão e Querência da Mata, no Parque do Chimrrão18h: Extinção da Chama Criuola
EmVenâncio Aires são 12 as entidades que integram a ATVA, também sendo 11 delas filiadas a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na relação estão o Grupo de Danças Tradicionais (GDT) Terra do Chimarrão, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Erva-Mate, Chaleira Preta, Lenço Branco, Pousada do Capão, Querência da Mata (Mato Leitão). Piquetes Cavaleiros da Estrada, Machry, Parceria Campeira. Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo e Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição.