De fio a fio, doses de autoestima

-

Há quatro anos, pacientes da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) de Venâncio Aires têm na entidade um apoio para elevar a autoestima durante o tratamento do câncer.

O grupo ‘Amigas do Cabelo Tecendo a Autoestima’, formado por voluntárias da Liga, é responsável pela produção de perucas que são emprestadas às pacientes que perdem o cabelo em virtude da quimioterapia.

Tudo começou em janeiro de 2017, quando um grupo de voluntárias participou por uma semana de uma capacitação para aprender os processos de produção de uma peruca artesanal.

Uma das voluntárias que participa desde o início é Dóres Schuh Teixeira, que reforça a importância que a entidade tem ao dar esse apoio às mulheres, pelo impacto causado pela perda de cabelo. “A mulher sofre muito com a perda do cabelo e nós damos esse apoio, essa chance de elas se sentirem melhores”, defende.

As perucas são feitas com cabelo natural que são doados à entidade e a produção é feita de forma artesanal, com utilização de caixas de fruta como base. “É um trabalho bem artesanal, fio por fio. Pra mim, que sou muito agitada, virou até uma terapia”, conta.

São cerca de 10 voluntárias capacitadas na produção das perucas, que se reuniam para a produção. Porém, desde o ano passado, em função da pandemia, não foram feitos encontros por precaução e por ainda ter perucas suficientes. São cerca de 20 disponíveis para empréstimo.

Para retirar uma peruca, é necessário apenas ter cadastro junto à Liga. Não há custo para utilização das perucas e a paciente pode utilizar por quanto tempo for necessário.

DOAÇÃO
No fim do mês passado, o analista de sustentabilidade da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Cleimar dos Santos, fez a entrega de 84 mechas de cabelo e 36 lenços para a Liga de Venâncio Aires. Segundo ele, a instituição faz a arrecadação por meio do projeto Mechas Unidas e escolhe as entidades para repassar as doações.

Referente à coleta de 2020, foram beneficiadas as ligas de Venâncio Aires e Lajeado. “A arrecadação é feita em pontos de coleta fixados em municípios do Vale do Taquari e Rio Pardo. Nós fizemos o mapeamento das entidades que possam aproveitar as doações com prioridade em trabalhos locais, que é o caso de Venâncio”, comenta.

A voluntária Dóres ressalta que doações como essa, assim como o engajamento de toda a população de Venâncio Aires nas ações lideradas pela entidade, são estímulos a seguir com o trabalho voluntário. “A produção das perucas é um trabalho manual, demorado, rústico, mas muito gratificante”, diz.

Atualmente, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires conta com 192 pacientes ativos e 597 inativos. Destes, são 129 mulheres, 57 homens e seis crianças.

Doações
A Liga de Combate ao Câncer de Venâncio Aires aceita a doação de mechas de cabelos. As entregas podem ser feitas diretamente na sede da entidade, na rua Jacob Becker, no prédio do Hospital São Sebastião Mártir.

Os fios que, por algum motivo, não possam ser aproveitados na produção, são repassados para quem faz ‘dread’, o penteado de mechas emaranhadas, famosa no movimento rastafari.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido