
Mato Leitão - Em função da previsão climática nada favorável para esta sexta-feira, 7, atos inaugurais do Balcão de Eletros foram transferidos para a próxima terça-feira, 11, às 9h. O anúncio foi feito pela direção da empresa, com objetivo de garantir conforto aos convidados. Segundo Jonas Weis, um dos sócios do empreendimento, a área ainda está em obras, o que dificultaria o acesso em caso se chuva. Ele, no entanto, está otimista com o evento que marcará a nova etapa do negócio que atende todo o Brasil.
Novidade em Mato Leitão, a empresa surgiu como um projeto da então Metalúrgica Venax, em 1998. Denominada Eletrodomésticos Bergamaschi, tinha como propósito escoar a produção excedente e compreender as necessidades e expectativas dos consumidores. O foco inicial eram as lojas físicas no interior do Rio Grande do Sul. Na época, explica Weis, 95% da produção era destinada à exportação.
Para conquistar um espaço no mercado interno, a empresa do grupo Venax chegou a ter quatro filiais espalhadas no Estado. “Na época, não havia e-commerce”, observa Weis. Em 2005, por meio de um projeto acadêmico, a direção da metalúrgica começou a desenvolver sua loja virtual, denominada Balcão de Fábrica Venax. Foi o início das experiências com vendas online, ainda que de forma experimental.
Entre 2008 e 2009, a crise imobiliária nos Estados Unidos impactou as exportações, obrigando a Venax reduzir a produção em até 95% e a buscar novos modelos de negócio. Surgiram, então, parcerias com as players digitais, como a CompraFácil.com, então do grupo Hermes. A partir daí, a Venax começou a estruturar seu modelo de e-commerce próprio, testando catálogo e operação logística.
O domínio balcaodeeletros.com.br surgiu em 2012, segundo Weis, “de modo acanhado”. Com o expertise adquirido, as lojas físicas do Balcão de Fábrica Venax foram fechadas, consolidando o modelo 100% online e a transição definitiva para a marca Balcão de Eletros e mudança no quadro societário, tendo como sócios Fabiana Bergamaschi e Walter Bergamaschi Júnior.
Mas, nem por isso as dificuldades terminaram. Weis conta que, em 2016, a Venax estava com dificuldades de comercializar parte de seus produtos. Clientes da marca não permitiam a venda direta por meio dos marketplaces, que são plataformas online também conhecidas como shoppings virtuais. Surgiu, então, a ideia de criar um sistema de operação comercial independente, atuando como revenda oficial da Venax, concretizado no ano seguinte, com suporte técnico e operacional da Americanas Marketplace.
No ano seguinte, na primeira campanha Black Friday, a empresa teve um faturamento equivalente ao ano todo. “Com isso, abriram-se as portas do marketplace”, complementou Weis, citando parcerias com o Magazine Luiza, o Marcado Livre, o Zoom (Buscape) e Casas Bahia, entre outros. A partir deste mês, a empresa começa a trabalhar com outras marcas e produtos, como coifas e fornos air fryer, e está em negociações ou outras cinco marcas de eletroeletrônicos.
Estrutura
Desde outubro, o Balcão de Elétros funciona em um prédio de 2 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Mato Leitão, às margens da RSC-453. No entanto, é só a primeira parte do projeto e o Centro de Distribuição. Ainda será construída a parte administrativa e uma área para showroom. “Não será um local de vendas, mas de experiências para o cliente e também de desenvolvimento de produtos.”
No momento, Weis explica que a empresa ainda se encontra em processo de instalação da estrutura física e compra de equipamento. Na parte externa, continuam as obras na área de circulação. Independente disso, diariamente cinco transportadoras carregam para distribuição. “De Mato Leitão para o Brasil”, complementa.

Por enquanto, atuam no complexo, além de Weis, Luís Henrique Schaefer, responsável pelo e-commerce e pelo marketplace; Magdiele Gonçalves Vieira, no setor de finanças; Alexandre Rabuske, no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Diogo Rogrigues, no controle e expedição. A projeção, para o início do ano que vem, é dobrar o pessoal, com possibilidade de contratação em Mato Leitão.
