De óleo usado a sabão para limpeza: transformação em benefício ao meio ambiente

-

O óleo de cozinha descartado de forma incorreta causa muitos prejuízos ao meio ambiente. Estudos apontam que um litro de óleo descartado de forma incorreta pode prejudicar o meio ambiente a longo prazo.

Para se ter uma ideia, a decomposição do óleo emite na atmosfera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Quando atinge o solo, contribui para a impermeabilização e dificulta a absorção da água da chuva, contribuindo para enchentes.

A aposentada Ivone Gregory, 65 anos, foi uma das lideranças de uma associação que por 12 anos auxiliou Venâncio Aires para dar uma nova realidade a cerca de 500 mil litros de óleo de cozinha descartados por mês no município.

A Associação De Olho no Futuro era composta por 12 membros e, no início, tinha ligação com o Centro Promocional João XXIII, que também era um ponto de coleta dos materiais. A associação fazia o recolhimento e destinação correta dos óleos utilizados em residências e estabelecimentos comerciais. “A pandemia dificultou e como já estamos com a idade mais avançada, era preciso muito envolvimento e custos, decidimos encerrar a associação”, diz.

Ivone era responsável pelo recolhimento do óleo, que junto de soda, álcool, sebo e água resultava em sabão. A produção era distribuída entre os associados e os restaurantes, lancherias e padarias que doavam os materiais usados. As barras de sabão que sobravam eram comercializadas e contribuíam para os custos de produção. “Nosso principal objetivo não era o sabão em si, mas sim contribuir para diminuir o impacto ao meio ambiente do óleo destinado de forma errada. A ideia sempre foi ajudar o meio ambiente”, destaca Ivone. Agora, sem a associação, a aposentada reutiliza o óleo de cozinha para a produção de sabão para consumo próprio da família.

OUTRAS AÇÕES

Preocupada em contribuir em ações no dia a dia que possam auxiliar o meio ambiente, Ivone também separa o lixo seco para reciclagem. Além disso, também conta com um tonel para coletar a água da chuva, que utiliza para o jardim e horta. Ela também foi uma das contempladas com uma composteira, por meio do Programa de Compostagem Doméstica, da Prefeitura de Venâncio Aires, que beneficiou quase 2 mil famílias neste ano.

Como fazer sabão

Há diferentes formas de produzir sabão com óleo usado. A aposentada Ivone Gregory deixa a sua receita para quem quiser investir na produção.

  • 2 litros de água

  • 3 quilos de sebo

  • 3 quilos de óleo usado

  • 1 quilo de soda

  • 4 litros de álcool

Primeiro, é necessário derreter o sebo. Depois que esfriar, devem ser misturados os outros ingredientes, deixando o álcool por último. É recomendado que o serviço seja feito na rua e em recipientes de plástico. Após misturar bem, a mistura deve ser colocada em uma bandeja, onde deve permanecer até secar. Essa receita rende aproximadamente 30 barras de sabão. Ivone comenta que para quem deseja fazer outras receitas mais simples e com outros ingredientes, vídeos disponíveis no YouTube apresentam o passo a passo.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido