A partir do dia 14 de outubro, e até o fim do mês, Mato Leitão, Vila Santo Antônio e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua (Emef SAP) estarão em evidência no Rio Grande do Sul e no Brasil. Os motivos são seis estudantes selecionados para competições esportivas, técnicas e científicas, de âmbitos estadual, nacional e também internacional. Orgulhosas, a diretora Cátia Roberta Vogt da Rosa e a professora Fabíola Griesang destacam a oportunidade que a turma tem de conhecer o estado, o país e realidades vivadas por colegas de outras regiões. O feito ocorre no ano em que o estabelecimento de ensino completa 65 anos.
A primeira a embarcar para sua missão será a atleta Mayane Thiesen, do 8º ano. Ela viaja para Uberlândia, em Minas Gerais, no dia 14, onde participa dos os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que começam domingo, 5, e se estendem até o dia 28. Mayane foi convocada pela Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul para integrar a delegação gaúcha de atletismo. Em agosto, ela conquistou a medalha de ouro no pentatlo do Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul (Cergs), em Porto Alegre. A competição envolve corrida 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e corrida 600 metros.
Nas últimas semanas, a atleta intensificou os treinos na pista atlética da escola e também em Lajeado, sob acompanhamento dos professores Jacson Augusto Richter, coordenador da Oficina de Atletismo da SAP, e Diego Konrad, que a auxilia no complexo exportivo da Universidade de Vale do Taquari (Univates). “Esses dias estão bem puxados”, diz, mas avisa que também vei começar a treinar nos fins de semanas.
Oratória
Quem também viaja para fora do estado é Quéren Kroth, do 9º ano. Ela vai representar Mato Leitão e a JCI Venâncio Aires na final nacional do concurso Oratória nas Escolas, dia 24, em Chapecó, Santa Catarina. Na etapa regional, em Porto Alegre, conquistou o segundo lugar com o tema ‘Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudança ambiental, social e econômica’.
Quéren não esconde o nervosismo de encarar a final nacional e diz estar recebendo orientação da terapeuta ocupacional Marina Jantsch, de Venâncio Aires, que também é rainha da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). “Ela está dando um monte de dicas. Está me ajudando bastante”, avalia. A intenção, explica, é melhorar a dicção. “Vejo que falo um pouquinho enrolado ou, algumas vezes, um pouco rápido. Estou mirando em falar um pouco mais aberto”, completa.
Mostratec
Neste ano, a SAP terá dois trabalhos na feira de ciência e tecnologia da Fundação Liberato, em Novo Hamburgo. A Mostratec-Liberato ocorre entre os dias 27 e 31 de outubro, no Centro de Eventos e Negócios (Fenac). Os projetos denominados ‘O papel ecológico do gambá e uma solução robótica para afastá-lo com respeito’ e ‘Crotalária: uma forma natural para ajudar no combate à dengue’ abordam questões da comunidade.
A pesquisa sobre a crotalária será apresentada na Mostratec por Matheus Casimiro da Costa, Luana Stéfany da Silva Fagundes e também por Quéren Kroth. O trabalho foi iniciado no ano passado, quando surgiram vários casos de dengue no município e região. “A gente resolveu buscar soluções para isso”, comenta Matheus. Segundo ele, a crotalária é uma planta nativa da Índia, muito utilizada como adubação verde, mas que também que atrai libélulas, que são predadores naturais do mosquito. A colega Luana lembra que a pesquisa começou em 2024 com a citronela, que é outra planta que dispõe de repelente natural que afasta o inseto transmissor da dengue. O trabalho também foi selecionado para feiras das universidades do Vale do Taquari (Univates) e de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O outro projeto, sobre o gambá, será apresentado pelas estudantes Emili Maria Mariano e Luiza de Azeredo. Preocupada com a preservação de animais silvestres, elas montaram um dispositivo robótico que afasta o gambá das propriedades. O equipamento detecta a presença do animal por meio de sensores ultrassônicos e emite estímulos graduais de luz, som e movimento, afastando-o de forma segura.
Conforme Emili, elas elaboraram projeto não só para preservar, mas para mostrar e conscientizar a população sobre a importância do gambá ée de outros animais para o equilíbrio do meio ambiente. A estudante explica que o marsupial, também chamado de saruê, é predador natural de animais considerados peçonhentos, como cobras, aranhas e os escorpiões.
Oportunidade
- A diretora da SAP, Cátia Roberta Vogt da Rosa, enfatiza o orgulho em proporcionar a estes jovens experiências ricas, como viagens para fora do estado. Ela explica que a escola tem um histórico de participações em feiras de ciências e tecnológicas. Também destacou o apoio do município com custeio de material, tempo de professor e ajuda de custo para os estudantes.
- A professora de Matemática, Fabíola Griesang, orientadora dos estudantes, explica que os projetos inovadores surgem dos próprios alunos a partir de ‘situações-problema’ observados na comunidade. “Essa participação em eventos de âmbito até nacional e estadual é um estímulo para outros alunos”, afirma. Ela cita vários projetos desenvolvidos na SAP, como o de descarte correto de pilhas e da ecoguia para deficiente visual. “Mostrar o trabalho deles é importante”, conclui.