Em coletiva de imprensa nesta manhã, a Defesa Civil de Venâncio Aires alertou a comunidade da possibilidade de enchentes no município. As áreas que correm maiores riscos são Vila Mariante e os bairros da chamada cidade baixa, onde historicamente os moradores são afetados.
Conforme o coordenador Ciro Fernandes, de ontem para hoje choveu mais de 88 milímetros na Capital do Chimarrão, mas destaca que ainda não há motivos de preocupação. Segundo ele, ainda não foi emitido nenhum comunicado do Estado referente a situação na região.
Em caso de alagamentos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou 3983-1165.
A MetSul Meteorologia reitera uma vez mais seu alerta quanto à perspectiva de chuva em volumes muito elevados a excessivos em parte do Rio Grande do Sul no fim de semana.
O episódio de precipitação tende a ser o mais significativo no Estado dos últimos meses com volumes em muitos locais próximos ou acima da média de chuva do mês inteiro em questão de apenas 48 horas. Os maiores volumes, conforme a análise da MetSul, devem se concentrar desta vez ao redor de Porto Alegre, incluindo a região metropolitana, vales do Rio Pardo, Caí, Paranhana, Taquari, Sinos, e ainda a o Litoral Norte, especialmente de Quintão até Arroio do Sal.
A chuva se intensifica muito neste sábado, sobretudo da tarde para a noite, e permanece forte no decorrer do domingo.