Área escolhida foi selecionada a partir de 18 espaços analisados em regiões do município  (Foto: Alvaro Pegoraro)
Área escolhida foi selecionada a partir de 18 espaços analisados em regiões do município (Foto: Alvaro Pegoraro)

Mais um importante passo foi dado pela Administração Municipal para garantir a instalação, em Venâncio Aires, de unidade da processadora de calcário Fida, com sede no município de Caçapava do Sul e filial em Pantano Grande. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, anuncia que está definida a área em que a empresa ficará instalada.

Depois de analisarem 18 áreas, o espaço a ser destinado para a empresa fica em Vila Arlindo, interior do município, e próximo da RSC-287, principal via que corta o Vale do Rio Pardo. A área possui pouco mais de três hectares e foi considerada a ideal a partir dos critérios ambientais e empresariais estabelecidos.

Segundo Kaufmann, a instalação de uma unidade em Venâncio Aires vai proporcionar uma redução nos fretes do transporte do calcário desde a filial da empresa até o município. Com isso, acentua ele, será possível aumentar o número de cargas transportadas para beneficiar os produtores rurais. “O benefício também será estendido aos municípios da região que igualmente buscam o produto na unidade de Pantano Grande”, salienta.

OPERAÇÕES

A previsão é que nos meses de janeiro ou fevereiro de 2020, a processadora esteja instalada e em funcionamento. Com isso, no próximo ano, a municipalidade vai poder beneficiar os produtores com o calcário que será processada pela unidade instalada no município.

PARA O FUTURO

Além do calcário, Kaufmann adianta que a empresa deverá trazer para Venâncio Aires outros produtos que fabrica como a argamassa e fertilizantes, que são específicos para a fumicultura. Além de baratear os custos para a distribuição do calcário aos produtores rurais, todo os produtos comercializados pela Fida, segundo Kaufmann, gerarão tributos diretos ao cofre municipal.