A equipe do Deodoro está a um empate do título do campeonato A Liga, na categoria Titulares. No domingo, 23, o time de Venâncio Aires bateu o União, de Mato Leitão, por 2 a 1, no primeiro jogo da final da competição. A partida foi disputada no Estádio Edmundo Feix e contou com excelente público. Foram aproximadamente mil pessoas, mais do que o registrado em muitos compromissos do profissional do Guarani.
O União começou melhor e foi quem tentou agredir o adversário nos primeiros minutos do duelo. Mas, aos poucos, o Deodoro se encontrou e passou a dominar as ações. Não demorou muito para que Diego Dias fizesse 1 a 0 para a equipe venâncio-airense. Aos 23 minutos, o Deodoro perdeu a oportunidade de se tranquilizar na partida. O atacante Tales chutou um pênalti – cometido por Léo Scherer – para fora.
A máxima do ‘quem não faz, leva’ entrou em campo e, aos 42 minutos do primeiro tempo, Mica aparou cruzamento e, de cabeça, decretou a igualdade no placar: 1 a 1. Os últimos minutos da etapa inicial foram de menos ímpeto, pois claramente ninguém queria ir para o vestiário em desvantagem no marcador.
Fortes emoções
O segundo tempo não reservou tantas emoções nos primeiros 30 minutos. A partir daí, no entanto, quem foi ao Edmundo Feix acabou ‘exposto’ a fortes emoções. Aos 35, Guto Klafke não desistiu da jogada e foi premiado: venceu Alencar e fez 2 a 1 para o Deodoro. Três minutos depois, o União reclamou de impedimento assinalado pelo assistente Luciano Melo em lance em que Mica chegou para empatar. Logo depois, a equipe de Mato Leitão só não igualou o marcador porque o goleiro Vitor Heck fez grande defesa.
Aos 45, Seomar driblou dois defensores do União e foi derrubado dentro da área. Jarles Dreissig marcou com convicção e o próprio Seomar foi para a cobrança. Só que o goleiro Alencar – outro de ótima atuação na partida – evitou o terceiro gol. No rebote, Gringo teve a oportunidade de balançar as redes, mas Alencar apareceu novamente. Nos acréscimos, a equipe de Mato Leitão tentou buscar o gol de empate, mas não chegou a assustar o Deodoro, que se postou bem na defesa e garantiu a vantagem para o jogo final.
Na decisão do próximo domingo, 30, em Boa Esperança Alta, o Deodoro não poderá contar com o seu capitão. Guto Klafke, que já tinha cartão amarelo, foi expulso após cometer uma segunda falta para cartão, quando o jogo já se encaminhava para o fim. Em contrapartida, o técnico Doraci Vedoia terá o retorno de Sergio, único a ficar de fora do primeiro duelo da final. Já o comandante do União, Clécio Lenhardt, terá todo elenco à disposição. Em caso de vitória do União, a decisão segue para os pênaltis.
Na preliminar, pela categoria Aspirantes, o Avante bateu o Deodoro por 1 a 0, com gol de Marcos Kessler, o popular Beterraba. Com o resultado, um empate basta para que a taça vá para Linha Andréas. Em caso de vitória do Deodoro nos 90 minutos finais, a decisão fica para as penalidades máximas.
Ficha técnica
Deodoro (2): Vitor Heck; Diego (Gustavo Soder), Gustavo, Juliano e Cleomar (Darlan); Guto Klafke, Diego Dias (Rodrigo), Seomar e Léo; Tales e Chiquinho (Gringo).
Técnico: Doraci Vedoia.
União (1): Alencar; Todo (Felipe), Fabinho, Gui (Neni) e Léo (Murilo); Jean (Cristian), Léo Scherer, Fabrício e Nenê; Mica e Cordeiro (Pedro).
Técnico: Clécio Lenhardt.
Arbitragem: Jarles Dreissig, auxiliado por Cledo Fortes e Luciano Melo.
Craque da Terra FM
• O atacante Tales, do Deodoro, foi escolhido o Craque Cresol/Barbearia da Resenha na primeira partida da final da A Liga, na categoria Titulares. Durante a transmissão da Rádio Terra FM 105.1, ele recebeu os votos do narrador Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, e do repórter de campo, Daniel Heck. O comentarista Rui Borgmann votou em Seomar, também do Deodoro.
