O Departamento Municipal de Trânsito vai ampliar a fiscalização de vans e micro-ônibus que se dedicam ao transporte escolar. A incursão começou na última semana, quando 12 veículos que transportam estudantes do IF-Sul foram abordados nas imediações do campus do instituto. Destes, quatro foram autuados, sendo um por falta de documentação e três pelo descumprimento de exigências relativas à sinalização dos faróis, tacógrafo ou pintura de faixa lateral amarela que indica ser o veículo destinado a estudantes.
Nas próximas semanas, as abordagens serão intensificadas pelos agentes de trânsito em diversos pontos da cidade, com foco nas imediações das escolas. O respeito às exigências específicas de sinalização, documentação e segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uso obrigatório do cinto de segurança e o transporte de número de passageiros superior à capacidade do veículo estão entre os principais aspectos a serem fiscalizados pelos agentes.
Os condutores autuados na abordagem da última semana tiveram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) retidos e receberam prazo de 15 dias para efetuar a regularização necessária e reaver o documento. Durante este período, o uso destes veículos para o transporte estudantil fica vetado.
Alerta aos pais
Conforme o Departamento Municipal de Trânsito, as vans e micro-ônibus de transporte escolar passam por vistoria semestral. Hoje, 35 veículos estão aptos para prestar o serviço em Venâncio Aires. Os agentes de trânsito alertam aos pais para que estes contratem para o transporte dos filhos somente profissionais cujos veículos estejam em dia com as exigências do CTB. Essa informação pode ser verificada com o Departamento, com sala anexa ao prédio da Feira do Produtor Rural, na rua Tiradentes, ou pelo telefone 3983-1025, pelo qual também podem ser esclarecidas dúvidas e recebidas denúncias de irregularidade.