Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateDepois da Black Friday, são as promoções e motivos natalinos que ganham as lojas
Depois da Black Friday, são as promoções e motivos natalinos que ganham as lojas

Com o sucesso da Black Friday, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) informa que também está bastante otimista com as vendas de fim de ano, especialmente para o Natal. Na Capital Nacional do Chimarrão, os lojistas calculam um crescimento do consumo entre 6% e 8%.

Para o vice-presidente de Comércio da Caciva, Airton Bade, os índices refletem a recuperação da economia. “O processo é lento e vem de uma base ruim. Os números indicam que, finalmente, chegamos ao término de uma recessão longa que prejudicou a todos”, afirmou.

Em um ano de dificuldades, o comércio venâncio-airense vê no final de 2018 a chance de se recuperar da recessão. Ao contrário da indústria e dos serviços, que já vivem uma crescente, o setor lojista ainda acumula números no vermelho.

Ainda segundo o vice-presidente, a tendência é de que o setor feche 2018 em uma ligeira alta moderada. “Acredito que vamos ter um fim de ano promissor. Há um ambiente favorável e o pós-eleições aumentou esse otimismo e com isso se percebe que o trabalhador terá dinheiro para investir em presentes”, acrescentou.

VENDAS AQUECIDAS

Com as boas vendas registradas em novembro, no comércio local, Bade estima que essa será, também, a tônica em dezembro. A expectativa da Caciva é de que sejam mantidos, pelos empresários, a intenção de contratar até 400 trabalhadores temporários neste fim de ano. O maior volume das contratações deve ocorrer a partir na segunda quinzena de dezembro. Já a partir de março, muitas dessas vagas podem se tornar permanentes.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que os maiores volumes de contratações temporárias ocorrerão no segmento de vestuário e de supermercados. Além de serem os “grandes empregadores” do varejo – juntos eles representam 42% da força de trabalho do setor –, esses segmentos costumam responder, em média, por 60% das vendas natalinas.

AVALIAÇÃO DA BLACK FRIDAY É BASTANTE POSITIVA

Nas lojas, depois do sucesso da Black Friday, o ar já está novamente diferente. Luzes, laços e enfeites com motivos natalinos saíram das caixas e começaram a fazer parte das vitrines e dos interiores das lojas com ainda mais intensidade nesta semana. Mesmo que alguns estabelecimentos mantenham até o dia 30 as suas promoções especais, é o Natal que passou a ser o foco. Airton Bade diz que a data em Venâncio Aires, mesmo sendo algo recente, já demostra que está consolidada. 

“Tivemos um incremento importante nas vendas em novembro. Estamos animados para dezembro também”, informa a gerente da loja Eletro Armin, Roberta Fischer. As vendas mais consistentes foram em Smart TVs e fornos. O gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, também ficou surpreso pelo grande volume de vendas da Black Friday: em relação ao ano passado o incremento em 2018 foi de 17%. “Acredito que poucos aproveitaram a Black Friday para antecipar as compras de Natal. A maior procura era por eletrodomésticos para o dia a dia, para uso comum”, avalia Maracci.

RIO GRANDE DO SUL

Black Friday tem mais de R$ 187 milhões em compras no Rio Grande do Sul, informa a ClearSale, empresa líder em soluções antifraude para o comércio eletrônico. Com as soluções da empresa, cerca de R$500 mil em tentativas de fraudes foram impedidas. Segundo a ClearSale, as categorias mais buscadas pelos consumidores foram eletrodomésticos, celulares e eletrônicos.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateTiago Maracci diz que Afubra de Venâncio Aires obteve um crescimento de 17% nas vendas da Black Friday
Tiago Maracci diz que Afubra de Venâncio Aires obteve um crescimento de 17% nas vendas da Black Friday