Passados 22 anos, o jornalista Wilson Weschenfelder recebeu o diploma que oficializa o título de cidadão emérito de Venâncio Aires, recebido em 1990.
Na sessão da Câmara de Vereadores da última quinta-feira, 13, Wilson teve a oportunidade de voltar à Casa como homenageado, e receber das mãos do vereador proponente da homenagem, Clédio Staub, o seu certificado.
Nos bastidores, homenageado e ex-vereador, brincaram ao dizer que foi o projeto que teve maior aprovação da história do Legislativo de Venâncio. Isso porque, na legislatura de 1990, a Câmara local era composta por 19 parlamentares e a entrega da ‘nova’ homenagem passou ainda pela apreciação dos dez atuais vereadores.
Na tribuna, Staub disse que durante esses anos, tinha consigo o compromisso de entregar esse diploma. “Como vereador foi uma das poucas homenagens que fiz, mas foi justa e teve aprovação unânime”, frisou. Destacou a sua competência como radialista e jornalista e também como líder comunitário, lembrando que Wilson foi um dos mentores da construção da guarnição do Corpo de Bombeiros, obra reconhecida por toda a comunidade.
Weschenfelder, emocionado, agradeceu o que ele chamou de objetivo materializado. “A única prova que eu tinha até então, de ser cidadão emérito, era uma reportagem da Folha do Mate da época e uma cópia da ata da reunião. Mas eu queria ter um diploma para mostrar”.
Orgulhoso por ter liderado a construção da guarnição, relatou todo o histórico do trabalho e envolvimento da comunidade e entidades até a obra ser inaugurada. Lembrou que a mobilização iniciou a partir de um sinistro ocorrido em 1981, que promoveu um debate sobre o tema, já que na época os incêndios de Venâncio eram atendidos por Santa Cruz do Sul.