
Falta de energia provocada pelo mau tempo de segunda-feira, 17, ainda causa transtornos e prejuízos no interior de Venâncio Aires. Pelo menos quatro comunidades permanecem sem energia elétrica. Estão às escuras Linha Castelhano, Linha Palanque Pequeno, Linha Cachoeira e Linha Marechal Floriano. Ontem à tarde moradores registraram o caso na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
“Estamos sem luz e água. Sem energia elétrica não temos como bombear água do poço. Banho apenas em riacho ou na chuva”, lamenta o aposentado José Sílvio do Couto, 71 anos, que reside em Linha Castelhano, distrito de Vila Mariante. Ele conta que pela falta de refrigeração perdeu 170 quilos de carnes que estavam guardados no freezer. “Ele estava lotado por conta das festividades de fim de ano, mas agora tudo foi perdido. Era carne de gado, frango e peixes. Além disso, coisas básicas como queijo, nata, por exemplo, também se estragaram”, informa.
Por e-mail, a assessoria de imprensa da concessionária RGE Sul disse que a ocorrência de Couto é um caso pontual em área rural. “Uma equipe será deslocada para atendimento, possivelmente ainda hoje [ontem]”, informou. Segundo a empresa, a ocorrência deste morador deu entrada no sistema da RGE Sul ontem, às 17h30min. A RGE Sul ainda informa que as equipes estão atendendo as demandas dos recentes temporais e que a maioria das ocorrências atendidas no momento foram originadas entre quarta e quinta-feira, devido a novas condições climáticas desfarováveis, com ventos e chuva.
SITUAÇÃO INACEITÁVEL
Quem acompanhou Couto até a delegacia foi a companheira Marlene Ana Alves, 64 anos. Ela classificou a situação como inaceitável. Ela passou recentemente por cirurgia médica e precisaria estar de repouso. “Com essa situação, do jeito que está, não conseguimos relaxar. Queremos nossos direitos. No mínimo queremos o ressarcimento dos produtos estragados. Não é a primeira vez que isso acontece”, cita. Pelas estimativas do casal, na comunidade são, pelo menos, de 12 a 15 famílias que estão na ‘penumbra’, desde segunda-feira.
Eles ainda informaram que uma equipe da concessionária já esteve no local, mas nada foi feito. Os funcionários teriam dito que a competência seria de outra equipe. “Foram embora e nunca mais voltaram”, disse Couto.
Linha Castelhano fica a quase 30 quilômetros da região central de Venâncio Aires. A comunidade fica no limite com Cruzeiro do Sul.
POSICIONAMENTO DA EMPRENSA
A RGE Sul afirma que segue trabalhando na recuperação da rede elétrica para o restabelecimento completo do fornecimento de energia aos clientes atingidos pelo temporal. As formas de contato para informar problemas com a energia são a Agência Digital, em https://servicosonline.cpfl.com.br, ou o envio de SMS, com o código do cliente, para o número 27350.
SANTA CRUZ DO SUL
No município vizinho de Santa Cruz do Sul a situação também é semelhante. Lá, na localidade de Linha João Alves, está o mesmo período sem energia elétrica. Pelo menos nove famílias da região sofrem com o a falta do serviço. Além disso, o vereador da cidade vizinha Elstor Desbessel (PTB) cita que teria encaminhado requerimento, por meio da Câmara de Vereadores, para a promoção de uma audiência. Ele defende alternativas para contatar a empresa. A intenção é promover o encontro em janeiro.