Depósitos temporários para os entulhos em Vila Mariante e área da Favan

-

Um dos processos mais demorados no período pós-enchente é o recolhimento de entulhos. Depois da remoção na região baixa da cidade, a Secretaria Muninicipal de Meio Ambiente (Semma) direciona as atenções para as regiões de Vila Mariante e de Vila Estância Nova. Conforme a secretária Carin Gomes, 1,4 mil toneladas já foram encaminhadas para o aterro sanitário de Minas do Leão.

Contudo, moradores ou pessoas que transitam por Vila Mariante percebem a quantidade de entulhos, com móveis, roupas e outros itens, nas ruas. Carin comenta que cerca de 4 mil toneladas de entulhos já foram recolhidas no município, mas que há muito mais para recolher. “Está sendo feita a coleta em Mariante e as pessoas podem colocar em frente às casas, como já vinham fazendo”, esclarece a secretária.

Diferente dos eventos registrados em setembro e novembro de 2023, quando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente centralizou a retirada dos entulhos, neste ano, os municípios ficaram responsáveis pelo recolhimento e destinação. Cada Administração é responsável por fazer as solicitações de recursos federais – a Prefeitura precisa se inscrever e comprovar as quantidades necessárias.

A União destinou, em um primeiro repasse, ainda em maio, R$ 960 mil referentes aos entulhos da região baixa da cidade, montante que será utilizado para pagar os custos de horas-máquina, transporte e depósito no aterro de Minas do Leão. Haverá ainda um segundo repasse referente aos entulhos de Mariante, projetado em 3 mil toneladas. “O valor foi requerido à Defesa Civil Nacional e aguardamos as definições”, diz Carin.

Pontos provisórios

Na rua Vereador João de Oliveira Santafé, que é paralela à ERS-130, em frente à capatazia do 2º Distrito, há um terreno que é utilizado como depósito temporário para os entulhos da localidade. De acordo com Carin, ele foi usado enquanto a RSC-287 ainda estava fechada, pela dificuldade de deslocamento. “Ainda não estamos removendo os materiais de lá, mas nos próximos dias isso deve ocorrer”, projeta.

Os entulhos também estão sendo encaminhados, de forma provisória, para a área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), localizada em Linha Ponte Queimada e, posteriormente, direcionados para Minas do Leão. A reportagem esteve nos dois locais. Na segunda-feira, 17, em Vila Mariante, e na sexta-feira, 21, na área da Favan.

Em Mariante, os entulhos avançam em direção à rua e não havia movimentações, em decorrência das dificuldades ocasionados pela cheia do rio Taquari e as fortes chuvas. Assim como na Favan, onde as máquinas estavam paradas (em decorrência das chuvas) e eram três montes com entulhos, ao lado da estrutura do Centro Transitório Animal (CT Animal).



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido