O deputado Edson Brum prestou na terça-feira, 19, na tribuna da Assembleia Legislativa, homenagem aos 47 anos do PMDB, sigla da qual o parlamentar também é presidente estadual.
Uma comitiva de Venâncio Aires prestigiou o evento. Estiveram presentes nas galerias da Assembleia Fernando Musa, Matheus Deitos Rosa, Enderson Seidensuss, Valmor Haussen e o ex-vereador e atual assessor do deputado Edson Brum, Nilson Lehmen.
Brum iniciou a sua explanação parafraseando uma citação de oratória que diz que “os partidos não fazem os homens, mas são os homens que fazem os partidos”. O deputado afirmou que “talvez esta citação simplista sirva para dizer que nosso PMDB, enquanto agremiação partidária de homens livres, nasceu das lutas contra o regime militar desencadeado em 1964, e, por força do Ato Institucional nº 2, de 1965, que extinguiu os treze partidos existentes no Brasil”, disse.
O deputado lembrou que foi no MDB – Movimento Democrático Brasileiro, fundado em 24 de março de 1966, que abrigaram-se os opositores do regime militar. “Perseguido por suas ideias, punido com as cassações impostas aos seus membros, o MDB teve um inexpressivo desempenho nas eleições de 1966 e 1970, bem como nas eleições municipais de 1968, quando muitos companheiros chegaram até mesmo a pensar na dissolução da legenda.
Brum disse que o PMDB sempre esteve a frente dos debates dos grandes temas da nação, independente de estar ou não no governo. “O PMDB tem consciência da responsabilidade de avançar ainda mais nas propostas de desenvolvimento, estando sempre ao lado das minorias. As ideias que nos une não são apenas uma metáfora, ou mesmo uma frase de efeito acadêmico. O que nos une é o sentimento de querer o melhor para nossa sociedade, para nossos irmãos de todos os segmentos. O que nos une é a certeza que a liberdade que hoje desfrutamos, jamais em tempo algum nos será roubada. Nós a conquistamos. Todos nós”, ressaltou.
O deputado afirmou que o PMDB tem consciência da sua responsabilidade perante toda sociedade, se propondo a oferecer seus valores, seus homens e mulheres, suas ideias, sua gestão e sua experiência.