Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateGiovane Wickert fez anúncio do investimento no bairro Bela Vista
Giovane Wickert fez anúncio do investimento no bairro Bela Vista

Publicação no Diário Oficial da União (DOU) autoriza convênio entre Governo Federal e Município de Venâncio Aires para pavimentar 67 quadras, o que representa quase dez quilômetros de asfalto. O valor de R$ 20 milhões foi confirmado pelo Tesouro Nacional e será contratado via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O recurso a ser liberado é por meio do programa federal Avançar Cidades.

O anúncio local foi feito pelo prefeito Giovane Wickert, ontem à tarde, no bairro Bela Vista. A coletiva de imprensa se deu em uma das ruas que será pavimentada com recursos do programa, a Francisco da Costa Guterres.

Com o investimento, é estimada a redução em até 30% do déficit em pavimentações da área urbana de Venâncio Aires – levando em conta a quantidade de moradores nas ruas contempladas. Wickert explicou que nesse projeto serão beneficiadas as ruas com maior concentração de residências e com maior movimento. Atualmente, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas estão sem pavimentação na Capital Nacional do Chimarrão.

É a maior obra de pavimentação da história de Venâncio Aires em um único contrato.”GIOVANE WICKERTPrefeito de Venâncio Aires

A promessa é de que o contrato com o Ministério das Cidades seja assinado ainda em dezembro. Contudo, as obras iniciarão apenas ao longo de 2019 e devem durar pelo menos dois anos, pois o valor será liberado em três etapas. Além da estrutura viária, serão realizados investimentos em drenagem, compactação do solo, canalização e passeio público.

RUAS PRÉ-SELECIONADAS

As ruas dos dez bairros que serão asfaltadas estão pré-selecionadas, pois a iniciativa é para impulsionar, principalmente, projetos de infraestrutura de sistemas de transporte coletivo. As futuras pavimentações estão em áreas ainda descobertas de financiamentos federais ou programas municipais. Contudo, a Prefeitura ainda não divulga as demais ruas que serão beneficiadas.

FIM DA PIEIRA E BARRO

Um dos beneficiados com a futura obra de pavimentação é o empresário Alirio Wenzel, 64 anos. Ele possui um mercado há dez anos na rua Francisco da Costa Guterres. “Há dez anos moramos aqui e desde então essa era nossa maior reivindicação”, informa o empresário, que residia antes em Linha Tangerinas. Wenzel comenta ainda que viu o bairro crescer, mas que agora a poeira e barro se tornaram praticamente insuportáveis pela grande e intensa movimentação. 

BAIRROS BENEFICIADOS

Santa Tecla, Bela Vista, Aviação, Gressler, Leopoldina, Cidade Alta, Brígida, Cruzeiro, Coronel Brito e Universitário.