A retomada – ou não – das obras da Praça da Matriz, principal espaço público da região central, será definida até sexta-feira, 19. Este foi o prazo estipulado por representantes da empresa Dettenborn & Cia Ltda para dar uma resposta se vai ou não dar sequência ao projeto de revitalização. Encontro na segunda-feira, 15, com a participação do prefeito Giovane Wickert; da procuradora Marion Kist; da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Sthal Böhm Heinemann; e de engenheiros da pasta, serviu para buscar a sensibilização dos sócios da empresa responsável pelos trabalhos. Um retorno positivo é a expectativa do Município.
Iniciado no dia 5 de dezembro de 2018, até agora o trabalho teve seis medições (etapas concluídas), porém a empresa recebeu apenas cerca da metade do valor previsto. Segundo apurou a reportagem da Folha do Mate, R$ 43 mil, aproximadamente, teriam sido repassados à Dettenborn, responsável pela revitalização. Os representantes da empresa dizem que o projeto saiu do cronograma em razão da falta de pagamento e, em caso de retorno, a entrega provavelmente não será possível para o mês de setembro, como estava previsto inicialmente.

PAGAMENTOS
O problema nos pagamentos ocorreu por conta da não conclusão de repasses para a empresa que foi responsável pelas obras da Praça Henrique Bender (Praça Evangélica). Como a empresa – que não é a mesma que executa os trabalhos na Praça da Matriz – precisava ter uma certidão regularizada para receber pelos serviços prestados, o processo era classificado como não concluído e travava repasses para outras finalidades, uma vez que o contrato é intermediado pela Caixa Econômica Federal. “No encontro, discutimos a viabilidade de dar andamento à obra, falamos sobre a questão da dificuldade dos pagamentos, por questões administrativas da própria Caixa, e ainda esta semana queremos uma nova reunião para organizar os próximos passos. Acreditamos que teremos êxito e esta obra poderá ser retomada e acelerada”, diz a secretária Jalila.
O valor total orçado para a revitalização da Praça Coronel Thomaz Pereira, também conhecida como Praça Católica ou Praça da Matriz, é de R$ 303 mil. “Nossa expectativa é que a retomada aconteça, para que as obras possam ser agilizadas e a comunidade tenha oportunidade, o quanto antes, de usufruir deste importante espaço público”, comenta a Secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Sthal Böhm Heinemann.

Prefeito faz desabafo em rede social
O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, utilizou o seu perfil no Facebook para um desabafo nesta segunda-feira, 15. Ele escreveu que obras pela cidade são sinônimo de transtorno e que elas se assemelham à “bagunça” quando há trabalhos sendo feitos na nossa própria casa. Confira na íntegra a manifestação:
“Fazer obras em casa dá um tremendo transtorno. Eu passei por isso estes tempos e a impressão que dava é que nunca ia acabar aquela ‘bagunça’.
A sensação é a mesma com as obras na cidade. Os anseios e as dificuldades que vocês enfrentam eu também passo.
O transtorno é passageiro e é isso que temos que levar em conta. Depois, sabemos que vamos poder desfrutar de novas infraestruturas com mais prazer e orgulho.
Hoje (segunda-feira) me reuni com os técnicos, nossos e da empresa que está responsável pela obra na Praça Matriz. Coloquei as nossas angústias na mesa e estamos juntos construindo saídas.
A obra tá parada, prefeito, vocês vão me dizer. Sim está. E está por problemas técnicos com a Caixa, por entraves burocráticos que não dependem da minha vontade, da vontade da Prefeitura ou da empresa.
Estamos todos trabalhando para uma solução logo e hoje exigi que até sexta tenhamos a definição.
Desculpe o textão. Mas às vezes eu também preciso desabafar.
Venâncio está virada em um canteiro de obras, eu sei, mas isso é o progresso e melhorias para a nossa vida. Afinal, quem não quer uma praça mais bonita, convidativa e com banheiros decentes?
E existe alguma solução que não tenha que primeiro gerar transtornos para construir melhorias?
Tenho certeza que esta galera da foto vai se esforçar ao máximo para retomar esta reforma e deixar a nossa cidade ainda mais bonita!”