Por Luana Schweikart e Bruna Stumm
A quinta-feira, 25, pôde ser resumida em atos de agradecimento e compaixão com o próximo em Venâncio Aires. O Dia de Ação de Graças comemorado ontem teve atividade especial na Travessa São Sebastião Mártir com arrecadação de alimentos para o Centro Promocional João XXIII. Com parceria da Rádio Terra FM que transmitiu toda sua programação do local e apoio do Jornal Folha do Mate, equipes de trabalho estiveram presentes para auxiliar no recolhimento de donativos.
A data também foi marcada com momentos religiosos. Com missas às 12h30min e 19h30min na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, fiéis puderam deixar suas doações.
Ajudar sem olhar a quem
Durante a manhã, quem veio trazer sua doação foi o aposentado Alvaro Patuzzi, 65 anos. Muito emocionado, ele contou que faz doações durante o ano todo, mas nesta data é mais importante ainda, “pois vivemos em tempos difíceis e devemos ajudar a quem mais necessita”, afirma. Durante sua fala, ele demonstrou intensa gratidão por tudo aquilo que ele tem. “ É importante sermos gratos pelo que temos, pois tem muitas pessoas que não possuem nada. Devemos ajudar, sermos humildes e nos colocarmos no lugar de quem mais precisa”, destaca. Além dele, toda a família tem o espírito solidário e ajudam sempre que necessário.
Quem também fez uma contribuição conjunta de alimentos, foi a turma 103, da escola Cônego Albino Juchem, acompanhados da professora Deise Kipper. Ela comentou que a ação está ligada ao Projeto Educação Solidária, e que desde o início do mês já conversavam sobre o dia 25. A escola começou as arrecadações no início da semana. Deise destacou a figura do professor na formação das gerações futuras enquanto cidadãos de bem, e ressalta que é importante o papel da empatia, do pensar e agir.
Algumas empresas do município realizaram campanhas internas de arrecadações. Um exemplo foi a empresa FB Net que fez sua contribuição na tarde da quinta. O colaborador do setor de recursos humanos, Marlon Schuch, 25 anos, e a gerente comercial, Bárbara Vogel, 33, trouxeram a coleta dos cerca de 70 funcionários que trabalham no local. Schuch comenta que um mutirão foi feito para arrecadar alimentos e que todos tentaram ajudar de uma certa forma. Além do dia de ação de graças, a empresa costuma ajudar também em outras datas. “O sentimento de ajudar é de felicidade, gratificante. É importante ter empatia, se colocar no lugar do próximo”, ressalta a dupla.
Avaliação
A presidente do Centro Promocional João XXIII, Marlei Specht, avalia que o dia superou as expectativas da equipe. “Mesmo com a pandemia, as pessoas doaram bastante. Estamos muito felizes que conseguimos superar o número do ano passado”, observa.
O maior movimento de doações foi antes da última missa do dia. Até o meio-dia da quinta-feira, 25, já haviam sido arrecadados 1.270 quilos de alimentos não perecíveis, todos recolhidos pelos voluntários do João XXIII, no ponto de coleta na Travessa São Sebastião Mártir.
Todos os 3.930 quilos de alimentos recebidos serão usados na confecção de cestas de Natal para as quase 400 famílias cadastradas no João XXIII. As doações serão entregues no dia 22 de dezembro.
Grupo fez celebração na data
Um grupo de venâncio-airenses se reuniu para fazer uma celebração em alusão ao Dia de Ação de Graças, na quinta-feira, 25, em Piratuba, Santa Catarina. Segundo Lúcia Wagner, cerca de 40 pessoas participaram do momento no hotel, que contou com a participação do diácono Ricardo Gerhard.
LEIA MAIS: