Dia de Campo da Afubra destaca oportunidades para qualificar a produção de milho

-

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou, neste sábado, 11, o 2 º Dia de Campo sobre a Cultura do Milho, em Venâncio Aires. A exemplo da primeira edição, o evento foi realizado na propriedade do agricultor Armindo da Rosa, no Acesso Dona Leopoldina, próximo ao pórtico de entrada da cidade.

Em torno de 260 produtores rurais e demais interessados na área puderam conferir lavouras demonstrativas, dicas para controle de pragas, manejo e controle de ervas daninhas, híbridos de milho totalmente adaptados para a região, além de balcão de negócios com preços e condições especiais.

dia de campo da cultura do milho venâncio airesNove empresas parcerias da Afubra participara da programação, com ‘estações’ nas quais os agricultores puderam conferir as experiências de utilização dos produtos nas lavouras demonstrativas e conversar com técnicos para tirar dúvidas sobre fertilizantes, tipos de sementes e práticas de manejo.

O gerente da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci, avalia de forma muito positiva o Dia de Campo. “O grande objetivo é que os produtores possam ter acesso à informação e levá-la para dentro da propriedade. É uma aproximação importante”, comenta.

“A diversificação é um dos pilares da Afubra e a linha de grãos é uma grande alternativa. Temos a Unidade de Recebimento de Grãos, em Rio Pardo, que permite escoar a produção.”

TIAGO MARACCI – Gerente da Afubra de Venâncio Aires

Em meio à situação de falta de chuva, vivenciada nas últimas semanas, um dos grandes destaques do evento foi o resultado positivo por conta da irrigação utilizada na lavoura demonstrativa de 0,4 hectare. “Utilizamos um sistema simples, de gotejamento, mas que possibilita mostrar o potencial, a diferença da produção com irrigação. É um incentivo para os produtores verem como funciona e irem atrás de investimentos para garantir a produção”, observa Maracci, ao citar possibilidades de incentivos financeiros de cooperativas, agências bancárias e programas do governo estadual para implantação de irrigação.

dia de campo da cultura do milho venâncio aires
Armindo da Rosa e o filho Vanderlei cultivam milho e soja e criam gado. Para eles, é uma honra sediar as lavouras demonstrativas do Dia de Campo

As lavouras demonstrativas tiveram todo o acompanhamento de técnicos da Afubra e a utilização de produtos expostos durante o evento. “No decorrer do processo, tivemos todo o manejo de adubação de base, de cobertura, controle da cigarrinha, aplicação de larvicida”, exemplifica o responsável técnico agrícola da Afubra, Renato Serpa.

Ele lembra que a realização do Dia de Campo era um sonho de mais de dez anos que foi sendo construído a partir da formação de uma equipe de profissionais voltados à área, em Venâncio. “O mundo é movido a milho e soja. São os commodities mais plantados, uma produção com potencial de expansão, e a Afubra tem o recebimento de grãos, por isso a escolha para atuar nessas culturas.”

Entre fevereiro e março de 2022 deve ocorrer um Dia de Campo da Soja, também na propriedade de Armindo Rosa. O plantio da soja ocorreu no fim de outubro.

dia de campo da cultura do milho venâncio aires

 



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido