O Dia do Bombeiro, comemorado ontem, foi movimentado para a guarnição de Venâncio Aires. Durante a madrugada, o fogo consumiu o pavilhão onde era feita o sapeco e a secagem das folhas de erva-mate da ervateira Rainha dos Pampas, em Linha Travessa. Pela manhã, uma casa incendiou no bairro Coronel Brito. à tarde, os bombeiros combateram um incêndio em mato, no bairro Brands.

O sinistro na ervateira foi notado por volta das 2h. Funcionários de uma empresa terceirizada faziam um trabalho de manutenção no maquinário, quando viram as chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e usou dois camihões-tanque no combate ao fogo.

Por volta das 5h, os caminhões voltaram à cidade para reabastecer e seguir trabalho em Linha Travessa. O galpão de aproximadamente 600 metros quadrados foi totalmente consumido pelo fogo. Maquinários usados na elaboração da erva-mate e que funcionam em um galpão próximo não foram atingidos.

O estoque de erva-mate embalada também não foi afetado. Tanto que ontem pela manhã uma carreta foi carregada no pátio da ervateira e seguiu com os pacotes de erva-mate em direção ao centro-oeste do Brasil.

Ainda pela manhã, enquanto os bombeiros aguardavam a chegada de uma retroescavadeira para derrubar o que restou do pavilhão e fazer o rescaldo, o empresário Jaime Bergamaschi já projetava uma nova obra. “Em 15 dias já estará tudo funcionando novamente”, garantiu o proprietário da Rainha dos Pampas.

Bergamaschi projeta construir, no mesmo local, um pavilhão com uma estrutura metálica. Ele suspeita que o sinistro tenha começado com uma fagulha ou faísca de uma máquina, durante a manutenção. Apesar dos grandes danos, ninguém se feriu.

 CORONEL BRITO

Pouco depois das 8h, um novo incêndio foi comunicado. Por motivos ainda não esclarecidos, uma casa de alvenaria teve queima-total, no bairro Coronel Brito.

Segundo apurado pelo Corpo de Bombeiros, a casa, localizada na rua Conde D’Eu, estava fechada, sem moradores. No entanto, vizinhos contaram que à noite o local era invadido por algumas pessoas, que costumavam passar a noite lá.

Um caminhão-tanque e a viatura resgate foram ao local e conseguiram controlar as chamas. Moradores próximos deram o primeiro combate e evitaram que o fogo se alastrasse para casas vizinhas.

BRANDS

à tarde, por volta das 14h, novo chamado para atendimento de um incêndio. Segundo a informação, o fogo consumia parte de um mato, no bairro Brands. Dias atrás, os bombeiros já estiveram no local por causa de um sinistro.

O fogo consumia parte do mato próximo à escola Otto Brands. Além do forte calor, o vento dificultava o combate às chamas. As causas do sinistro que atingiu árvores e outras vegetações rasteiras é desconhecida. Suspeita-se que seja criminoso ou fruto de uma brincadeira de criança.