Um dia. Um planeta. Um objetivo. Milhares de pessoas se envolvem, anualmente, na iniciativa que promove mutirões de limpeza por cidades do mundo todo. São desenvolvidas, a partir de voluntários, recolhimento de lixo em ruas, rios e praças. Venâncio Aires, que adere pelo segundo ano consecutivo, espera envolver neste sábado, 28, mais de 50 pessoas.
Na Capital Nacional do Chimarrão está à frente da iniciativa a organização não governamental Junior Chamber International (JCI). O coordenador da atividade, Eduardo Wünsch, diz que a operação de limpeza em massa nasceu localmente para conectar e empoderar as pessoas e organizações em prol do meio ambiente.
Além do recolhimento de lixo também integra a programação palestras em instituições de ensino. Estão programados momentos de reflexão com estudantes das escolas D. Pedro II, de Linha Hansel e Frida Reckziegel, de Vila Palanque e Colégio Gaspar Silveira Martins, do Centro.
Estão entre as entidades parceiras já confirmadas o Instituto de Sustentabilidade e Resiliência, Consulado Feminino do Grêmio e o grupo de torcedores gremistas Borrachos Venâncio Aires. A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também chancela a iniciativa.
A concentração dos voluntários no sábado será junto à Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova), a partir das 8h30min.
Dia Mundial
- O Dia Mundial da Limpeza ou World Clean Up Day, em inglês, é um movimento que acontece todos os anos e tem o objetivo de conscientizar a população do problema que é o descarte incorreto de lixo e as consequências para o meio ambiente. Existe uma organização internacional que coordena as ações todos os anos, é a Let’s Do It, Vamos Fazer Isto, em tradução livre. No ano passado, por exemplo, foram mais de 17 milhões de pessoas envolvidas em mais de 150 países.