‘Dia Mundial pelo Fim da Crueldade e Exploração Animal’ será lembrado amanhã em Santa Cruz
O ‘II Dia Mundial contra a crueldade e a exploração animal’ ocorrerá neste sábado em várias cidades brasileiras e também em diversos países. O objetivo da manifestação é alertar toda a população sobre as diferentes formas de exploração animal. Para isso, cada cidade realizará suas ações, em obediência aos princípios abolicionistas que regem os eventos da organização World events to end animal cruelty (Weeac) em todo o mundo.
Em Santa Cruz do Sul, a data será lembrada amanhã com uma série de eventos, que iniciam às 16h, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga estação férrea. A PROGRAMAÇÃO envolve abertura; momentos de sensibilização e debate com elaboração do documento do evento.
Além disso, está prevista uma vigília pelos animais mortos, passando pelas Rua Ramiros Barcelos e Marechal Floriano, até o Palacinho.
A Weeac é uma ONG americana fundada por Dawn Groth. Através de coligações com outros grupos e ongs mundialmente, luta em defesa dos direitos dos animais, movimento denominado abolicionismo. O abolicionismo defende as seguintes posições: fim da experimentação animal e vivissecção; vegetarianismo/veganismo; animais não são diversão (zoológicos, circos, touradas, rodeios etc.); fim da exploração dos animais como veículos de tração; não ao consumo de pele animal/couro; tutela responsável (castração, não ao abandono, adoção, princípio básico do não sacrifício de animais); não à discriminação de certas raças como ‘perigosas’; combate à caça e chacina de focas e baleias; contra caçadas, corridas de cavalo; entre outros.
PROGRAMAÇÃO
16 horas – Fórum – Centro de Cultura Jornalista Franciso José FrantzAberturaSensibilização 1: Jorge Steffens (animais e o espiritismo)Sensibilização 2: Clarice Paim Arnold (abolicionismo)Debate e elaboração de documento do evento: Dan Porto (condução)
18h – Vigília pelos animais mortos – Ramiro Barcelos, Marechal Floriano, até o Palacinho.Trazer vela, de qualquer tamanho, isqueiro e proteção (copo, fundo de pet, vaso, xícara).