Dia que entra para a história do Centro de Tradição Gaúcha Querência da Mata

Daqui a 23 anos, as novas gerações vão recontar a história que ficou marcada no dia 5 de fevereiro de 2023, nas páginas do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão, com a inauguração do galpão da entidade.

Criado no dia 4 de fevereiro, no ano 2000, a entidade que ocupou diversos espaços, a partir do último domingo, tem galpão-sede, junto à pista de laço, no Parque das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. Ainda, no sábado, 4, foi celebrada uma Missa Crioula, com dois batizados crioulo, pelo padre Aldo José da Silveira, em homenagem aos 23 anos de fundação do CTG.

INAUGURAÇÃO

Foram quatro anos, seis meses e alguns dias, desde o início das obras, lideradas por Renato Dameda – patrão que esteve há seis anos “na frente da fila”, como ele destaca.

Em seu pronunciamento, durante a cerimônia de inauguração, Dameda, ressaltou o apoio da Prefeitura de Mato Leitão e acentuou, diversas vezes, o trabalho de todos os associados, muitos no anonimato, para que a ideia saisse do papel e o galpão fosse construído. Ele também, relembrou a trajetória da entidade e homenageou, simbolicamente, os ex-patrões, ou representados no ato.

O prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, e patrão de honra da entidade, esteve presente acompanhado da primeira-dama, Vera Bohn, da presidente da Câmara de Vereadores, Marcela Machry, vereadores, e do secretário municipal de Obras, Viação e Trânsito, Zeca Rodrigues. O chefe do executivo elogiou o trabalho da entidade e sua atuação no tradicionalismo, e a força deste na comunidade mato-leitoense.

Coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer participou da cerimônia, ao lado das conselheiras do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Kelen Dewes e Juliana dos Santos. Ela reforçou o aopoio da Região à entidade, e disse que a partir de agora, além de continuar dando seu apoio, Renato Dameda também integra a coordenadoria, bem como a Ordem dos Cavaleiros da Região (Orcari).

POSSE

Ainda no dia, ocorreu a posse da nova patronagem que foi assumida por Mauricio Alf, tendo como vice-patroa, Angela Maria Bergenthal. O novo patrão disse – à colunista – que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, e também representar o Querência da Mata, em rodeios, porém, agora na modalidade ‘Laço Patrão’.

Associados, comunidade e entidades corimãs prestigiaram os atos inaugurais, a posse e participaram do almoço, preparado por uma equipe do CTG. Ressalto aqui, servidos em mesas de fundamento.

“A gente preparou tudo com muito carinho e dedicação. Às vezes pensávamos que não dariamos conta. A gente saia daqui, virados em pó, lixando as mesas e dando os últimos retoques – muitas vezes às 11h da noite – mas valeu pena, disse a vice-patroa, Angela Maria que assumira há poucos minutos, com lágrimas nos olhos.

“A gente tem alguns objetivos. Agora de início queremos começar com uma invernada artística mirim. Também queremos melhorar o Parque com arquibancadas, para dar uma estrutura melhor para os visitantes. Continuar com o trabalho de trazer cada vez mais a comunidade para dentro do CTG. Sempre aberto a opiniões com o objetivo, de melhorar cada vez mais.” MAURICIO ALF – PATRÃO

“Agradeço a cada um que abraçou a causa e está abraçando a causa. Fica meu agradecimento a cada sócio, a cada trabalhador anônimo que ajudou a edificar o nosso galpão.Hoje mesmo temos equipes de laçadores representando a entidade em Vera Cruz e outros em Fontoura Xavier. O tradcionalismo não para. E acredito, que daqui pra frente, se Deus quiser, é o CTG se consolidar cada vez mais junto à comunidade.”
RENATO DAMEDA – EX-PATRAO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido