* Por Adriana Albores
Se você tiver um Jeep ou um outro veículo 4×4, com certeza poderá planejar uma bela viagem no próximo feriadão. É só se organizar com calma e muita atenção, para que a viagem seja um verdadeiro sucesso, além de uma experiência inesquecível e compartilhada com a família ou com amigos.
Geralmente, é nos finais de semana compridos, naqueles momentos de feriadão no calendário, que acontecem acidentes nas estradas. Isso acontece por conta da falta de atenção em relação à manutenção do veículo, seja este um Jeep ou qualquer outro modelo de carro, e à pressa na organização da viagem.
É sabido por todos que é necessário prestar muita atenção nos pneus, não só de um carro Jeep mas de todos os carros que vão fazer uma viagem pelas estradas do Brasil. Mas mesmo assim, uma grande porcentagem dos acidentes que acontecem nas rodovias é por conta da falta de manutenção dos pneus.
Você sabia que a falta de preocupação com o estado dos pneus provoca o 16% dos acidentes com vítimas graves ou fatais? É fundamental não se esquecer disso, para que, a partir de agora, toda viagem que você fizer possa ser com segurança total.
Como cuidar dos pneus e fazer uma manutenção correta
Em primeiro lugar, é muito importante tomar conhecimento das estatísticas que indicam que aproximadamente um 30% dos carros que circulam pelas cidades e estradas do país, possuem os pneus com sinais de envelhecimento, o que pode ser um grande risco durante qualquer viagem.
Além disso, pouco mais do 50% dos motoristas não se ocupam – ou preocupam – do estado dos pneus dos seus veículos, sejam estes carros usados ou um Jeep novo. Muitos desses motoristas desconhecem qual é o nível de pressão correto para os seus veículos e é fundamental tomar conhecimento disso, porque uma pressão baixa não só diminui a capacidade de frear e manobrar com segurança, mas também gastam mais combustível.
É importante prestar atenção às seguintes dicas:
- No manual do carro você encontrará toda a informação necessária sobre os valores de pressão dos pneus. Caso você não encontrar o manual, encontrará essa informação no interior das portas ou por baixo da tampa do tanque de combustível do carro.
- É aconselhável medir a pressão dos pneus com eles frios, porque caso contrário, o ar quente se expande e os valores da pressão não serão corretos.
- Aprender a controlar a profundidade da banda de rodagem do pneu também é muito importante. Como fazer esse controle? É simples: existe um medidor especial e se você não o tiver ou conseguir, saiba que há um indicador de desgaste que está incorporado aos pneus. Caso os marcadores da banda de rodagem – que estão colocados de forma transversal à direção da marcha – estiverem exatamente ao nível do desenho, é hora de trocar o pneu.
- Não se esqueça que dirigir um carro com muita carga em altas temperaturas e com os pneus tendo a pressão baixa, tudo isso junto pode provocar um estouro do pneu no meio da estrada e, portanto, você poderá perder o controle da direção e acabar sofrendo um acidente grave.
- Jamais se esquecer do estepe (pneu de reserva), que deve ir no porta-malas. Verifique o estado desse pneu, que deve estar em perfeitas condições para ser trocado em caso de necessidade.
Outros cuidados importantes
- Fazer uma revisão dos níveis de óleo e água e o líquido do limpa para-brisas.
- Checar se os limpa para-brisas não deixam marcas no para-brisas porque se houve algum arranhão, é o momento de trocá-los.
- Checar se todos os faróis acendem corretamente. Peça ajuda a um familiar ou pessoa conhecida para que, do lado de fora, observe se tudo funciona.
- Verificar todos os acessórios de segurança: o triângulo de sinalização, a maleta de primeiros socorros com os elementos básicos dentro dela (curativos, algodão, agua oxigenada, gazes, etc).
Todas estas dicas são muito importantes para poder fazer uma boa viagem, com conforto, segurança e principalmente, sem estresse, curtindo cada instante sem surpresas desagradáveis.