O vereador Gerson Ruppenthal (PDT) propôs uma Moção de Aplauso para homenagear a Associação Cultural Die Schwalben, pela passagem dos 40 anos de fundação da entidade. A proposição foi votada na última segunda-feira, 17, e aprovada por unanimidade.
A história do grupo começou no dia 11 de junho de 1984, quando a professora de Educação Física, Irma Rabuske, incentivada pelo diretor José Roberto Bremm, da Escola Léo João Fröhlich, de Linha 17 de Junho, deu início a um projeto que se tornaria um dos principais pilares culturais de Venâncio Aires: o Grupo de Danças Alemãs Die Schwalben. O grupo, inicialmente formado por alunos do Ensino Fundamental, evoluiu ao longo de 40 anos, e hoje, reúne dançarinos de diversas faixas etárias. Atualmente, este grande grupo planeja a construção de sua sede e visa a sua próxima turnê internacional.
Oficialmente constituída em 27 de março de 1985, tendo Darli Odilo Sterzt como seu primeiro presidente, a Associação Cultural Die Schwalben enfrentou muitos desafios iniciais, como dificuldades financeiras e a ausência de dançarinos. Com o propósito de superar esses desafios, a comunidade venâncio-airense mobilizou-se com diversas atividades de arrecadação de fundos, tais como galinhadas (tradicionais no município), organização de bailes, doações de materiais, realização de rifas, entre outros meios.
Os primeiros conhecimentos sobre danças e trajes foram adquiridos com o Grupo Polka, de Santa Cruz do Sul, que também cedeu as primeiras danças folclóricas ensaiadas pelo grupo. Naquela época, os ensaios ocorriam na Escola Léo João Fröhlich, e posteriormente, na Sociedade Ipiranga, em Linha 17 de Junho, no interior de Venâncio Aires.
Irio Becker deixou seu legado
Em 1997, Irio Becker assumiu a presidência da Associação e trouxe mudanças significativas, como o apoio da prefeitura municipal no transporte dos dançarinos para os ensaios. Com isso, o grupo se fortaleceu, expandindo suas atividades e introduzindo a Categoria Infantil, em 1998, com trajes típicos da região do Tirol Austríaco, apoiados pela Universal Leaf Tabacos, Prefeitura e professor Alécio Alves de Moraes.
Em 1º de abril de 2004, após muitos esforços, Irio realizou o sonho de trazer um grupo de dança da Alemanha para o Brasil, recebendo, então, com muito entusiasmo, o grupo alemão Marburg Biedenkopf, na Sociedade Ipiranga.
Em 2004, Irio faleceu, mas seu legado de amor pela cultura alemã perdurou. Após sua morte, o grupo passou por um período de dificuldades, até a chegada de Jair Becker à Presidência da Associação, no final de 2006. Jair revitalizou o Die Schwalben, e em sua gestão, formalizou uma parceria de suma relevância com o Colégio Gaspar Silveira Martins, que se tornou a nova sede do grupo.
Mudança
Os ensaios das categorias Oficial e Casais passaram a ser realizados no Colégio Gaspar, que também é a sede da Categoria Infantil, composta por alunos da instituição. Jair, com sua seriedade e comprometimento, revitalizou o Die Schwalben, inspirando os dançarinos, trazendo um dos sonhos mais antigos de volta: visitar a Alemanha.
Para isso, dedicou-se à obtenção de novos trajes, que foram inaugurados em 2013, durante o 11º Festival do Folclore da Cultura Alemã, e em 2016, o grupo realizou uma turnê pela Alemanha e Áustria, realizando apresentações e conhecendo a cultura desses países, que deram origem às bases de constituição da Associação.
No ano de 2017, Adriana Cassia Becker assumiu a presidência, conduzindo o grupo à diversas apresentações, até a pandemia Covid-19 de 2020, que impôs a suspensão das atividades presenciais. Durante esse período, o grupo manteve seu espírito de solidariedade com diversas campanhas de ajuda ao próximo. Adriana, diagnosticada com câncer durante a pandemia, lutou bravamente até seu falecimento, em 2022.
Em setembro de 2020, Leomar Jorne Felten assumiu a presidência
Leomar Jorne Felten assumiu a presidência em setembro de 2020, integrante do grupo há seis anos, juntamente com a sua esposa Simone Felten. Na sua gestão, Leomar retomou os ensaios do grupo e, em 26 de novembro de 2023 apresentou, junto com os membros, os novos trajes, evento que aconteceu na Comunidade São Lucas, de Venâncio Aires, com apoio da Gelus Indústria e Comércio Ltda, Madeireira Haas e Supermercado Lenz.
O grupo se apresenta em diversos municípios do Estado, principalmente nos últimos meses de cada ano, quando a agenda se torna cheia. Além disso, a Associação promove, entre seus membros, questões sociais, como o incentivo à doação de sangue, participação em campanhas, entre outros, sempre com um olhar sensível e cuidadoso às necessidades da comunidade local. A diretoria destaca que, no que diz respeito às crianças, o trabalho para com elas auxilia na coordenação motora, estimula o cérebro, melhorando a concentração e memória, além de realizar uma conexão com suas raízes, fomentando um senso de pertencimento e respeito.
Ano do Bicentenário da Imigração Alemã
Em 2024, ano do Bicentenário da Imigração Alemã, o sonho de uma sede própria tem o primeiro passo alcançado, com a doação de um terreno, através da Prefeitura de Venâncio Aires. Hoje, o Die Schwalben celebra 40 anos de história, como um exemplo de valorização da cultura e da luta por sonhos.
Entre muitos objetivos, destaca-se a promoção e preservação da cultura, enriquecimento cultural da comunidade local, fomento da integração através da dança, promovendo a inclusão de diferentes faixas etárias e origens, assim como a promoção da inovação dentro da tradição, respeitando os elementos autênticos das danças típicas e tudo que as norteia. “A Associação Die Schwalben agradece a todos que contribuíram e contribuem para a preservação da cultura alemã, em especial, aos dançarinos e membros que continuam a escrever e participar dessa trajetória de desafios, valorização e muita dedicação”, destacam os integrantes do grupo.
Fonte: AI Câmara de Vereadores de Venâncio Aires