Uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e diferentes critérios para seleção das crianças. Duas novidades que resultaram na diminuição da lista de espera por uma vaga em Venâncio Aires. Em agosto, 601 crianças aguardavam chamada das unidades de ensino. Agora, o número baixou para 163.
A Emei Bela Vista começou a funcionar no dia 30 de janeiro e foi oficialmente inaugurada no final de março. A obra, decorrente de financiamento do Governo Federal, teve o terreno cedido pela administração do município. O local atende 58 crianças.
Conforme a secretária-adjunta de Educação, Rosane Jungblut, a nova instituição ajudou a suprir a necessidade de vagas na educação infantil. No entanto, outro fator importante foi a seleção de alunos a partir de diferentes critérios. “Antes as vagas eram por ordem de chegada, em alguns casos as pessoas passavam a noite na fila para fazer o cadastro”, afirma. Agora, a secretaria estabeleceu um sistema que leva em consideração a renda e a zona em que os pais moram.
Avaliação
Rosane avalia como positiva a alteração no sistema de seleção. Ela explica que a maior procura é de vagas para bebês com até 1 ano. Na lista de espera, entre as 163 crianças, 57 possuem menos de 1 ano. O número representa aproximadamente 35%.
A partir da segunda-feira, 28, começa um novo período de inscrições para as Emeis. Rosane lembra que a lista de novembro do ano passado é prioritária e que os novos cadastros entram após os últimos chamamentos.
Mais detalhes na edição impressa desta terça-feira, 22.