Neste dia 20 de junho, junto com a Festa de Corpus Christi, a Diocese de Santa Cruz do Sul comemora os 60 anos de criação, pelo saudoso Papa João XXIII. A instalação oficial da diocese ocorreu no dia 15 de novembro de 1959, com a posse do primeiro bispo, Dom Alberto Frederico Etges.
O bispo Dom Aloísio Dilli, salienta que na Bula de criação, João XXIII diz que deseja ´propiciar ao povo cristão, condições para que todos possam alimentar a fé e conservar íntegra a sua religião na árdua luta pela causa do Reino`.
Dom Aloísio faz referência ao Livro do Gênesis, da bíblia, o qual regista que, concluída a obra da criação, `Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom. Houve tarde e manhã: o sexto dia`. “Dom Alberto Etges, ao se encontrar com João XXIII durante o Concílio Vaticano II, em 1964, provavelmente também lhe disse que tudo quanto o papa havia feito na diocese, era muito bom. De lá para cá, passaram-se, não seis dias, mas 60 anos. E hoje cabe a nós responder: continua tudo muito bom?”, salienta.
MUDANÇAS
Muita coisa mudou de 1959 para 2019 e Dom Aloísio comenta algumas destas mudanças. Segundo ele, a população das cidades aumentou e a do interior diminuiu. Em relação ao todo da população, caiu o número de crianças e cresceu o número de idosos. O analfabetismo decresceu e o número de pessoas com curso superior aumentou. Os casamentos diminuíram e as separações aumentaram. A comunicação social cresceu e a visita entre vizinhos desapareceu. A palavra do padre perdeu força e as fake news (notícias falsas) ganharam espaço. A frequência nas missas diminuiu e nas festas aumentou. Os religiosos diminuíram e cresceu o número de leigos e leigas nas tarefas de evangelização e educação da fé.
“Hoje, somos desafiados a assumir o projeto da Iniciação à Vida Cristã. Formamos catequistas do batismo e estamos aprofundando o sacramento da eucaristia. Precisamos superar o dualismo entre fé e vida, abraçando as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que apontam para a criação de comunidades que sejam ´Casa da Palavra`, ´Casa do Pão`, ´Casa da Caridade` e ´Casa da Missão`”, prega.
“Que, depois de nós, se possa dizer: ´tudo o que foi feito, foi muito bom.”
DOM ALOÍSIO DILLI
Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul
Romaria da Cruz
Como diocese, o aniversário dosa 60 anos será comemorado durante a 18ª Romaria da Santa Cruz, programada para o dia 8 de setembro, e com uma solene missa no dia 17 de novembro, na catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul.
A 18ª Romaria da Santa Cruz terá como lema `Fazei isto em memoria de mim`. Serão três os enfoques a serem refletidos e rezados no trajeto que separa a igreja dos Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz e o Seminário São João Batista e estarão presentes na celebração da missa: Ano da Eucaristia; os 60 anos da diocese; e, o mês extraordinário das missões. A programação terá como novidade, o encerramento com a bênção do Santíssimo. O início será às 8h30min, na igreja de Linha Santa Cruz e o encerramento às 14h, no seminário.