Realizadas pela última vez em 2013, as eleições para a escolha dos diretores das 43 escolas municipais de Venâncio Aires deveriam ocorrer em outubro ou novembro deste ano, mas os mandatos podem ser prorrogados por mais dois anos, até 2017. Como explica o secretário municipal da Educação, émerson Eloi Henrique, é uma possibilidade que começa a ser discutida e pode dobrar o período de atuação das atuais equipes diretivas. O motivo, segundo o secretário, é o fato de muitos membros das equipes diretivas estarem participando de cursos de capacitação na área de gestão e terem pouco para colocar em prática os aprendizados decorrentes dessa qualificação e mesmo o seu jeito de dirigir uma instituição de ensino.
Ele opina que dois anos é muito pouco e que melhor seria se os mandatos durassem três anos, o que jogaria o pleito para 2016. Como é ano de eleições municipais, ele cita que o melhor seria deixar a eleição de diretores para 2017, o que ainda deve ser discutido junto à Secretaria Municipal da Educação.
ELEIçõES DEMOCRáTICAS
Em relação ao recém-aprovado Plano Municipal da Educação não mencionar a escolha democrática das equipes diretivas, o secretário salienta que isso não quer dizer que as eleições vão deixar de ser realizadas.
Como explica, a opção de não mencionar a escolha democrática das equipes diretivas está relacionada a uma questão jurídica. Ele diz que decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) apontam que a escolha de diretores é uma atribuição do prefeito, vindo daí a necessidade de decreto para a realização das eleições nas instituições de ensino.