Iniciado há mais de um ano e meio em Venâncio Aires, o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAA) tem como objetivo, atender famílias carentes e entidades assistenciais com alimentos adquiridos diretamente da agricultura familiar.
Atualmente, 176 agricultores familiares estão associados à Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), e aptos a participar do programa com a entrega de 81 itens diferentes de alimentos entre hortifrutigranjeiros, carnes e produtos de agroindústrias familiares. No total, 600 famílias – 150 por semana, estão cadastradas para receber alimentos e mais 12 entidades assistenciais. Ao todo, são mais de 80 mil refeições distribuídas por mês.
O secretário municipal de Agricultura Fernando Ribeiro Heissler, colocou que a distribuição é mais etapa dentro do projeto estabelecido pelo governo municipal de fortalecer a agricultura familiar. Ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar, também auxilia na melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda e das entidades que fazem a assistência social às famílias carentes. Heissler reiterou que este trabalho somente é possível a partir de uma parceria da prefeitura com a Emater/RS. “Para nós é uma felicidade cada etapa que avançamos dentro do PAA Municipal, que começou de uma forma bastante tímida e atingiu a maturidade no ano passado”, salientou. Porém, continuou o secretário, com a mudança das regras, uma parte da verba do programa foi diminuída, porém, mesmo assim, é um valor significativo que auxiliarás as famílias produtoras a continuarem na sua propriedade e obtendo uma renda diversificada.
Para o prefeito Airton Artus, o PAA é um dos principais programas federais, pois beneficia diretamente, sem burocracia, duas classes de extrema importância para o país, que são os agricultores familiares e a população de baixa renda. “O programa foi um achado do Governo Federal, não pelo que ele é, e sim, pelo que ele ainda pode vir a ser. Podemos estar resolvendo um problema social, tanto pelo consumo quanto pela produção”, ressaltou. Acentuou que aqui está inserido o agricultor familiar, que estava esquecido e relegado pelas políticas agrícolas.
Administração
Para melhorar o trabalho de recolhimento e armazenamento dos alimentos, a Administração Municipal repassou à Cooprova, o primeiro caminhão refrigerado, no valor de R$ 104 mil, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Marco Maia (PT/RS) e contrapartida do Município. O presidente, Luciano Quintana de Carvalho, agradeceu à Administração Municipal, à Emater/RS e aos sindicatos que desde o início apoiam o programa. E, agora, o caminhão dará o suporte necessário para entregar os produtos com todas as condições de higiene e para efetuar a entrega da merenda escolar.O programa já é destaque em nível nacional pela organização das famílias cadastradas e qualificação dos fornecedores. A administração do programa é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) em parceria com a Cooprova.
“O programa é uma forma de garantir o alimento saudável na mesa das famílias e comprando a preço justo diretamente de quem produz”, diz o prefeito Airton Artus
