Desde a noite desta segunda-feira, as notas detalhadas de cada candidata a soberanas da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Devido a repercussão do assunto nas redes sociais, no fim da manhã desta terça-feira, a comissão organizadora do concurso ‘Sonho de Soberana’, emitiu uma nota oficial, “em atenção à transparência da competição e em repeito às pessoas físicas e jurídicas envolvidas em todo o processo do concurso.”
Conforme o comunicado, a publicação da classificação final de cada candidata aconteceu devido a questionamentos realizados, uma vez que o regulamento do concurso não previa a divulgação com o objetivo de preservar as participantes. “Foi realizada a fim de demonstrar transparência e acessibilidade aos questionamentos, enquadrada nos casos omissos do regulamento”, destaca os responsáveis pela organização do concurso.
>>> LEIA MAIS: Notas estão disponíveis no site da Prefeitura

A comissão ainda observa que todo o processo de apuração dos votos foi acompanhado durante a noite de 1º de novembro pela juíza Maria Beatriz Londero Madeira, que aceitou o convite da Administração Municipal, para garantir ainda maior lisura ao concurso, fiscalizando todo o processo, situação que foi presenciada e anunciada ao público.
Confira as demais considerações feitas pela comissão organizadora do concurso por meio da nota oficial:
– Que nas últimas horas, a comissão organizadora teve seu trabalho questionado e foi alvo de acusações falaciosas por algumas pessoas desinformadas de todo o processo, o que levou a convocação de uma reunião extraordinária para a definição da divulgação dos resultados.
– Que a Comissão organizadora e os demais envolvidos não aceitam acusações levianas e infundadas sobre a lisura do concurso, que se necessário vão se socorrer de ação judicial para identificar as fakes news e apurar responsabilidades, tudo com intuito de garantirem o brilhantismo e a veracidade do concurso finalizado na última quinta-feira.
– Que a competição teve diversas etapas, onde todas as candidatas foram avaliadas e receberam pontuação. A noite final teve corpo de jurados idôneo e foi avalizado pela juíza, o que deixa esta comissão segura de que não há nenhum problema quanto ao resultado final.
– Que o concurso, que transcorreu de forma serena nos últimos dois meses, teve um final brilhante, com uma noite repleta de parceiros que se engajaram para garantir o sucesso da festa.
– Que a comissão se entristece com os posicionamentos que obriga o grupo a tomar as medidas cabíveis e necessárias perante os fatos e reafirmando as condições, aptidões e competências das eleitas de exercerem seu reinado sem qualquer mácula na sua eleição. Pedimos sinceras desculpas as soberanas que são alvo de críticas e reafirmamos nossa posição sobre a lisura desta edição do concurso.