Doador de sangue: quem renova a esperança

-

O dia de ontem foi instituído em 1964 afim de celebrar aquele que é o transformador de esperança em vida. O Dia Nacional do Doador de Sangue foi lembrado em todos os bancos de sangue do país. Em Venâncio, o Vital Centro Hemoterápico ao longo da semana marcou a passagem da data oferecendo lanches diferenciados para os doadores, como bolo, além disso, movimentou as redes sociais com campanhas visando o aumento de doação.

Somente ontem, foram feitas dez doações. A média de doações por dia gira em torno de seis a dez. Quando ocorre alguma campanha esse numero sobe para cerca de 15. De acordo com a funcionária do Banco de Sangue de Venâncio, Tamara Wermuth, no local “sempre é preciso de sangue, porque a saída também é grande.”

Nesta época, em que o verão se aproxima, o Vital busca ampliar o estoque, já que as doações caem e a necessidade aumenta devido a ocorrência de acidentes. Em contrapartida, também existe a procura de pessoas que ao longo do ano não tem o hábito e a oportunidade de realizar uma doação e assim aproveitam o tempo de férias, quando podem descansar e não precisam utilizar o atestado.

Há cerca de oito anos, a professora Susana Rosa, viu no jornal uma matéria solicitando a doação e se solidarizou com o apelo. Desde então, doa sangue duas vezes por ano.

“Doo porque é dessa maneira que posso fazer uma boa ação, ajudando a quem precisa. E doando sangue estarei salvando vidas, pois penso que um dia também poderei precisar.”

Ao realizar a primeira doação, Susana já recebeu sua carteira do doador, que guarda com orgulho. “Sempre comento com amigos e familiares de como é importante e boa a ação que fazemos com a doação. Já fui até Porto Alegre doar para um amigo da família que precisou para cirurgia.”

O

Foto: Alvaro Pegoraro / Arquivo FMVital Banco de Sangue de Venâncio, atende das 7h30min às 11h30min.
Vital Banco de Sangue de Venâncio, atende das 7h30min às 11h30min.

, de segundas as sextas-feiras, junto ao Hospital São Sebastião Mártir.

Posso doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários:

Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas), gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses), ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem nos últimos 12 meses.

 



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido