Doutor Jarbas volta para a sua ‘segunda casa’
Era cedinho da manhã, quando um grupo de moradores dos bairros Battisti e Coronel Brito se concentrou na frente do posto de saúde para esperar por ele. Buscavam um atendimento específico, de um médico da família. Com sintomas de felicidade e gratidão, aguardavam o Dr. que agora, além de médico, é vereador.
De volta ao trabalho depois de três meses, Jarbas Daniel da Rosa teve uma recepção surpresa na manhã de terça-feira, 9, quando voltou a atender no posto de saúde do bairro Coronel Brito, o conhecido posto do Caic. Como prometido aos pacientes, se eleito, conciliaria a carreira de médico e de parlamentar.
Estreante na política, Dr. Jarbas se licenciou do cargo no dia 5 de julho para concorrer. A ideia, que no início teve receios de alguns pacientes, logo ganhou adesão da maioria dos moradores dos dois bairros. A causa foi abraçada por vários cabos eleitorais e o médico de 37 anos, além de ser eleito, foi o mais votado, conquistando 2.055 votos. Destes, cerca de 300 foram conquistados apenas nas duas seções da comunidade Menino Jesus, no Battisti. O resultado expressivo é explicado ao consultar os votos de cada uma das 171 seções eleitorais de Venâncio Aires: ele recebeu votos em todas.
Para comemorar a vitória e retomar o trabalho, cerca de 50 moradores dos dois bairros recepcionaram Rosa com cartazes, aplausos e uma faixa que anunciava: “seja bem-vindo à sua segunda casa”. Emocionado, o médico agradeceu a confiança e reforçou seu compromisso de continuar atuando pela comunidade.
Irineu Vieira, morador do Battisti, paciente e amigo de Jarbas há 26 anos, conta que, quando ele se licenciou para concorrer, mais de 90% da população estava se iludindo, achando que ele não voltaria a atender. “Mas não, ele se comprometeu e voltou. é um homem de palavra, da família”, salientou. A palavra do médico e do então candidato, logo levou as comunidades acreditarem mais do que na vitória de Jarbas, mas também no primeiro lugar, reforça Vieira. “Ele teve muitos cabos eleitorais, todos de coração”, acrescenta.
Para Irineu, Jarbas conquistou o eleitorado por ser uma pessoa humilde, um médico atento, que conversa, examina e não apenas prescreve uma receita e manda embora. “Ele não deixa ninguém na mão por causa de uma ficha. Se é preciso ele volta e atende”, observa Veridiana Pacheco Vieira, também paciente e moradora do bairro Battisti.