A banda da Capital do Chimarrão, Dozeduro, volta aos palcos depois de um período sem apresentações devido a reformulação do grupo. O retorno será no Hellemento’s Rock Festival que será realizado no dia 12 de julho, na Morada Velha do Parque do Chimarrão.
A Dozeduro busca resgatar a essência do rock’n’roll underground tupiniquim. Tem como referência Camisa de Vênus, Made in Brazil, Velhas Virgens, Baranga, entre outras. Formada em 2008, possui um repertório que une composições próprias e covers de suas maiores influências.
O grupo tem dois EP’s gravados (discos que contém um número reduzido de músicas, por isso não podem ser considerados álbum), são eles Ronco do Motor (2009) e Botá (2011). O primeiro álbum completo da banda, Rock Bagaço, foi lançado em 2013 e é composto por dez músicas próprias. O disco contou com a participação de grandes nomes da música nacional, como Tio César Barcellos (Banda Trepidantes) e Paulão de Carvalho (Velhas Virgens).
A gravação do disco foi possível graças a conquista da banda como campeã do Festival DeCasa, em 2012. Para os componentes, o diferencial da banda está nas apresentações ao vivo, onde além de uma sonoridade pesada e encorpada, unem a isso performances de palco inusitadas.
Conforme o baixista da banda, Cris Seibt, outro diferencial bacana da Dozeduro é que possui uma cerveja que leva seu nome. O grupo fez parceria com uma marca de cerveja que resultou na Dozeduro Bier, lançada em agosto do ano passado.
Retorno
A Dozeduro precisou parar com as apresentações por um tempo devido a saída do vocalista da banda no fim de 2013. No início deste ano Dudu Miotto assumiu os vocais e desde então a banda segue trabalhando em ensaios e produção de novas músicas para fazer o retorno aos palcos em grande estilo.