Foto: Carlos Dickow / Folha do MateHenrique Maciel da Silva em entrevista à coordenadora de Comunicação e Marketing da Prefeitura, Adriene Antunes
Henrique Silva: entrevista à coordenadora de Comunicação e Marketing da Prefeitura, Adriene Antunes

“Duas noites fenomenais”. Assim o secretário municipal de Cultura e Esportes, Henrique Maciel da Silva, classificou o Carnaval de Venâncio Aires – que coloriu a Rua Grande sábado, 2, e segunda, 4. De acordo com ele, o público que conferiu as apresentações das quatro escolas venâncio-airenses e, ainda, das duas convidadas (Irmãos da Opa, de Taquari, e Unidos da Vila do IAPI, de Porto Alegre), “curtiu demais esta grande festa do nosso município”. A avaliação da folia de 2019, conforme Silva, “muito positiva”.

O secretário afirma que se surpreendeu, principalmente, com o público da segunda noite de desfiles. “Muitas pessoas trabalharam na segunda e terça-feiras, mas mesmo assim o público acompanhou as apresentações até o fim. Temos também que destacar a evolução das escolas de Venâncio Aires, que estiveram bem melhores na comparação com anos anteriores. E saudar a participação das escolas de fora, pois a Irmãos da Opa trouxe muito luxo e a IAPI encerrou o Carnaval ensinando como se deve fazer samba”, diz.

O titular da pasta de Cultura e Esportes salienta que o trabalho realizado junto às agremiações antes dos desfiles foi importante no sentido de garantir um bom Carnaval. “A gente sai com a lição de que sempre dá para melhorar, embora tenhamos tido um belíssimo Carnaval. Para 2020, queremos estar ainda mais próximos das escolas”, avalia. Sobre a transferência dos desfiles para a frente do Parque do Chimarrão, Silva entende que é um processo de evolução, para garantir maior infraestrutura para as escolas, mas que não se concretizará no ano que vem. “A Rua Grande, como vimos, comporta os desfiles”, conclui.